Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Concurso permanente de Bolsas de Licença Sabática (BSAB)

As Bolsas de Licença Sabática destinam-se a doutorados em regime de licença sabática, para realizarem actividades de investigação em instituições estrangeiras. A duração destas bolsas varia entre o mínimo de três meses e o máximo de um ano, não renovável, e refere-se unicamente ao período de permanência no estrangeiro.

Os candidatos devem obter previamente autorização para a realização de licença sabática junto da instituição a que se encontrem vinculados contratualmente. As candidaturas só devem ser apresentadas após a obtenção desta autorização. Aos candidatos a bolsa de licença sabática que tenham, nos últimos cinco anos, beneficiado de idêntico tipo de bolsa diretamente financiada pela FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa.

As respostas às candidaturas serão comunicadas por escrito e o financiamento será feito por transferência bancária, de acordo com as disponibilidades orçamentais, de preferência durante o mês anterior ao do início da bolsa.

Para outras condições associadas à concessão da bolsa, ver o regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

O concurso para Bolsas de Licença Sabática mantém-se permanentemente aberto. O documento de candidatura gerado pelo formulário de candidatura próprio deve ser enviado para o DFA da FCT, acompanhado da documentação seguinte:

  • Certificado de Doutoramento;
  • Plano de trabalhos a desenvolver;
  • Curriculum Vitæ do candidato;
  • Cópia do documento de identificação;
  • Cópia do documento de identificação fiscal;
  • Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho, os períodos de permanência no estrangeiro e identificando a pessoa responsável pelo acolhimento ao bolseiro;
  • Documento comprovativo de autorização de licença sabática por parte da instituição a que o candidato se encontra vinculado;
  • Chave de Associação (Para obter este código, e caso ainda não tenha efectuado este registo, deverá efetuar o registo na plataforma do FCTSIG devendo para este efeito aceder ao seguinte link https://www.fct.pt/fctsig)

No caso da bolsa ser concedida, o candidato deverá confirmar por escrito a sua aceitação e indicar definitivamente a data de início e a duração do(s) período(s) de permanência no estrangeiro.

No prazo de 60 dias após o termo da bolsa, o bolseiro deverá enviar, em formato electrónico, o relatório final das suas atividades onde conste os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida.

As candidaturas e relatórios de actividades podem ser enviados pelo correio para:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Departamento de Formação Avançada
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 LISBOA
Portugal

Tel.: +351 21 392 4310
sabaticas@fct.pt

As solicitações de informações adicionais devem ser dirigidas ao mesmo departamento.