Skip nav

Formato alternativo documento PDF

Bolsas e outra Formação Avançada

Programa Ciência GlobalCiência Global

Edital

Concurso para atribuição de bolsas de investigação para Doutoramento e Pós-Doutoramento a investigadores de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S.Tomé e Príncipe, e Timor-Leste para programas de investigação a realizar em instituições científicas e Universidades portuguesas em associação com instituições de ensino, investigação ou desenvolvimento dos países mencionados

Os candidatos devem remeter currículo e carta de motivação para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia até dia 15 de Novembro de 2009. Aos candidatos pré-seleccionados serão solicitados elementos adicionais e, em caso de aceitação, ser-lhes-á dado apoio na escolha da instituição científica de acolhimento em Portugal e na definição final do plano de trabalho. A selecção é efectuada por um painel independente de cientistas, baseia-se exclusivamente no mérito científico dos candidatos e das instituições participantes e na aceitação por parte da instituição de acolhimento e do orientador.

O Programa Ciência Global é lançado no âmbito da preparação do Centro UNESCO para as Ciências no âmbito da CPLP, iniciativa apresentada por Portugal junto da UNESCO com o apoio e a participação de todos os países da CPLP.

Reunidos em Lisboa em 29 de Agosto de 2009, os ministros responsáveis pala Ciência e pelo Ensino Superior de cada um dos países da CPLP decidiram saudar, apoiar e acompanhar a iniciativa pioneira de criação de um Centro UNESCO para a formação avançada em Ciências, como entidade distribuída, aliando formação científica avançada de alto nível com educação para a responsabilidade científica, a comunicação pública da Ciência, o conhecimento das condições da actividade científica no país de origem, a participação em redes e projectos internacionais e a avaliação científica independente (ver http://www.mctes.pt/declaracaocplp). Os candidatos e as instituições participantes na sua formação assumem conjuntamente esses objectivos. Uma parte da formação deverá, em princípio, realizar-se no país de origem. O programa visa formar capacidades científicas de alto nível, contribuir para combater a fuga de cérebros e reforçar a cooperação científica internacional sustentável.

Em 18 de Setembro de 2009, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, assinou e entregou ao Director-Geral da UNESCO a carta do governo português que formaliza a proposta de criação do Centro UNESCO (ver http://www.mctes.pt/cplp-unesco), acompanhada da declaração de Lisboa dos ministros dos países da CPLP, e comunicou a intenção de lançar de imediato um programa inicial de formação avançada conforme aos seus objectivos e princípios.

O Programa Ciência Global, agora lançado, visa antecipar o funcionamento do Centro UNESCO em preparação, promovendo junto das instituições e dos cientistas a experiência necessária à concretização dos seus objectivos.


FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
MCTES – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Av. D. Carlos I, 126 Lisboa
Portugal
cienciaglobal@fct.pt