Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Programa CMU – Portugal
Information and Communication Technologies Institute

CMU-Portugal

Concurso para atribuição de bolsas de doutoramento 2007

Edital

No âmbito do Programa CMU-Portugal, gerido pelo Information and Communication Technologies Institute, a FCT abre concurso para:

Bolsas de Doutoramento mistas, a decorrer em Portugal e na CMU (Carnegie Mellon University), no âmbito de programas de doutoramento conjuntos nas seguintes áreas:

  • Engenharia Electrotécnica e de Computadores
  • Engenharia Informática/Ciência de Computadores
  • Tecnologia da Língua
  • Matemática
  • Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
  • Engenharia e Política Publica

em temas especificados pelo Programa e divulgados no sítio da Internet, www.cmuportugal.org.

Os programas de trabalho relativos às bolsas de Doutoramento, bem como os orientadores em Portugal e na CMU, serão definidos pelo Programa CMU-Portugal, pelo que se dispensa o candidato, no acto da candidatura, da apresentação do programa de trabalhos a desenvolver, do parecer do orientador e respectivo Curriculum Vitae , mas exige-se uma carta de motivação, na qual o candidato explicite as razões pelas quais pretende ingressar num destes programas doutorais e, em particular, os temas seleccionados. A bolsa só será concedida se o candidato demonstrar ter sido aceite pela CMU e por uma Universidade Portuguesa num dos programas de doutoramento.

Estas bolsas são concedidas, de acordo com o estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto) e ao abrigo do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (www.fct.mctes.pt).

BOLSAS DE DOUTORAMENTO MISTAS

Estas bolsas destinam-se a licenciados ou mestres visando os temas especificados pelo Programa CMU-Portugal.

FINANCIAMENTO

As bolsas são financiadas por verbas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

PERÍODO DO CONCURSO

O concurso estará aberto em permanência a partir do dia 4 deMaio de 2007 até ao dia 15 de Julho de 2007, estando previstos dois ciclos de avaliação, em que o primeiro incidirá sobre as candidaturas lacradas até às 24 horas do dia 31 de Maio de 2007.

CANDIDATURAS

Podem candidatar-se a estas bolsas cidadãos nacionais e todos os portadores de título de residência em Portugal. Podem também candidatar-se cidadãos estrangeiros ou apátridas não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada por instituições nacionais de acolhimento, signatárias do Acordo para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, celebrado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Programa CMU-Portugal.

Aos candidatos a Bolsas de Doutoramento, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de outros programas da responsabilidade da FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa.

AVALIAÇÃO

A avaliação tem essencialmente em conta o mérito e a motivação do candidato. Os painéis de avaliação, apreciarão as candidaturas correspondentes, ponderando os elementos de apreciação e produzindo uma lista ordenada de candidatos.

REGULAMENTO

O regulamento está disponível na Internet, durante o período do concurso, em http://www.fct.mctes.pt/formacao

ENTREGA DE CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser submetidas electronicamente através dos sítios http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concursos ou www.cmuportugal.org, a partir do dia 4 de Maio de 2007.

Não são aceites candidaturas submetidas por outros meios.

Esta submissão deve ser acompanhada pelo envio dos certificados de habilitações e cartas de referência.

Esta documentação em papel deverá ser enviada por correio ou entregue em mão, num envelope fechado, endereçado a:

Programa CMU-Portugal
a/c Drª Cláudia Oliveira
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 2º
1249-074 LISBOA