Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Programa CMU – Portugal
Information and Communication Technologies Institute

CMU-Portugal

Concurso para atribuição de bolsas de doutoramento 2008

Edital

No âmbito do Programa CMU-Portugal, a FCT e o Information and Communication Technologies Institute (ICTI) abrem concurso para Bolsas de Doutoramento, a decorrer em Portugal e na CMU (Carnegie Mellon University), no âmbito de programas de doutoramento conjuntos nas seguintes áreas:

  • Engenharia Electrotécnica e de Computadores
  • Engenharia Informática/Informática/Ciência de Computadores
  • Tecnologias da Língua Falada
  • Matemática Aplicada
  • Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
  • Engenharia e Políticas Públicas

em temas especificados pelo Programa e divulgados no sítio da Internet www.cmuportugal.org.

Os programas de trabalho relativos às bolsas de Doutoramento, bem como os orientadores em Portugal e na CMU, serão definidos pelo Programa CMU-Portugal, pelo que se dispensa o candidato, no acto da candidatura, da apresentação do programa de trabalhos a desenvolver, do parecer do orientador e respectivo curriculum vitæ, mas exigem-se cartas de recomendação e uma carta de motivação, na qual o candidato explicite as razões pelas quais pretende ingressar num destes programas doutorais e, em particular, os temas seleccionados. A bolsa só será concedida se o candidato demonstrar ter sido aceite pela CMU e por uma Universidade Portuguesa num dos programas de doutoramento.

Estas bolsas são concedidas, de acordo com o estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto) e ao abrigo do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Bolsas de Doutoramento

Estas bolsas destinam-se a licenciados ou mestres visando os temas especificados pelo Programa CMU-Portugal.

Financiamento

As bolsas serão financiadas pelo Programa Operacional Potencial Humano do QREN Portugal 2007-2013 e por verbas do Orçamento de Estado do MCTES.

O concurso estará aberto entre 26 de Maio de 2008 e 31 de Dezembro de 2008. As candidaturas lacradas antes da meia-noite do dia 15 de Julho de 2008, são elegíveis para apoio a ter início no dia 1 de Setembro de 2008.

Candidaturas

Podem candidatar-se a estas bolsas os candidatos que satisfaçam os requisitos estabelecidos no número 1 do Artigo 17º do Regulamento Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Aos candidatos a Bolsas de Doutoramento, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de outros programas da responsabilidade da FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa.

Avaliação

A avaliação tem essencialmente em conta o mérito e a motivação do candidato. Adicionalmente, os candidatos têm que mostrar fluência em Inglês. Por outro lado, devem, de igual modo, apresentar os resultados dos exames “TOEFL Test” (Test of English as a Foreign Language) e “GRE GENERAL TEST” (general exam of the Graduate Record Examination) ou, se for esse o caso, os resultados do “GMAT” (Graduate Management Admission Test).

Os painéis de avaliação apreciarão as candidaturas correspondentes, ponderando os elementos de apreciação e produzindo uma lista ordenada de candidatos.

Regulamento

O regulamento está disponível na Internet, durante o período do concurso, em

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento2008

Entrega de candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas electronicamente através do sítio

https://concursos.fct.pt/bolsas/

a partir do dia 26 de Maio de 2008.


info@cmuportugal.org

Gabinete de Coordenação do Programa CMU-Portugal/ICTI
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. António José de Almeida, 12
1000-043 LISBOA
Portugal