Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Programa CMU – Portugal
Information and Communication Technologies Institute

CMU-Portugal

Concurso para atribuição de bolsas de doutoramento 2010

Edital

No âmbito do Programa CMU-Portugal, a FCT e o Information and Communication Technologies Institute (ICTI) abrem concurso para Bolsas de Doutoramento, a decorrer em Portugal e na CMU (Carnegie Mellon University), no âmbito de programas de doutoramento conjuntos nas seguintes áreas:

  • Engenharia Informática / Informática / Ciência de Computadores
  • Engenharia Electrotécnica e de Computadores
  • Interacção Humano-Máquina
  • Tecnologias da Língua Falada
  • Matemática Aplicada
  • Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
  • Engenharia e Políticas Públicas

em temas especificados pelo Programa e divulgados no sítio

www.cmuportugal.org

Os programas de trabalho relativos às bolsas de Doutoramento, bem como os orientadores em Portugal e na CMU, serão definidos pelo Programa CMU-Portugal, pelo que se dispensa o candidato, no acto da candidatura, da apresentação do programa de trabalhos a desenvolver, do parecer do orientador e respectivo curriculum vitæ, mas exigem-se cartas de recomendação e uma carta de motivação, na qual o candidato explicite as razões pelas quais pretende ingressar num destes programas doutorais e, em particular, os temas seleccionados. A bolsa só será concedida se o candidato demonstrar ter sido aceite pela CMU e por uma Universidade Portuguesa num dos programas de doutoramento.

Estas bolsas são concedidas, de acordo com o estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto) e ao abrigo do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Bolsas de Doutoramento

Estas bolsas destinam-se a licenciados ou mestres visando os temas especificados pelo Programa CMU-Portugal.

Financiamento

As bolsas serão financiadas pelo Programa Operacional Potencial Humano do QREN Portugal 2007-2013 e por verbas do Orçamento de Estado do MCTES. As candidaturas são elegíveis para apoio a ter início no dia 1 de Setembro de 2011.

O concurso estará aberto entre 15 de Novembro de 2010 e 1 de Fevereiro de 2011 de acordo com datas de admissão específicas de cada um dos programas de doutoramento e que são as seguintes:

Engenharia Informática / Informática / Ciência de Computadores 15/12/2010
Engenharia Electrotécnica e de Computadores 15/12/2010
Interacção Humano-Máquina 15/12/2010
Tecnologias da Língua Falada 15/12/2010
Matemática Aplicada 15/01/2011
Mudança Tecnológica e Empreendedorismo 01/02/2011
Engenharia e Políticas Públicas 01/02/2011
Candidaturas

Podem candidatar-se a estas bolsas os candidatos que satisfaçam os requisitos estabelecidos no número 1 do Artigo 17º do Regulamento Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Aos candidatos a Bolsas de Doutoramento, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de outros programas da responsabilidade da FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa.

Avaliação

A avaliação tem essencialmente em conta o mérito e a motivação do candidato. Adicionalmente, os candidatos têm que mostrar fluência em Inglês. Por outro lado, devem, de igual modo, apresentar os resultados dos exames “TOEFL Test” (Test of English as a Foreign Language) e “GRE GENERAL TEST” (general exam of the Graduate Record Examination) ou, se for esse o caso, os resultados do “GMAT” (Graduate Management Admission Test).

Os painéis de avaliação apreciarão as candidaturas correspondentes, ponderando os elementos de apreciação e produzindo uma lista ordenada de candidatos.

Regulamento

O regulamento está disponível na Internet em

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento2010

Entrega de candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas electronicamente directamente através do sítio de cada um dos programas de doutoramentos duais que podem ser acedidos através do sítio do Programa CMU-Portugal em Dual-degree PhD Programs.


Informações adicionais podem ser solicitadas a:

info@cmuportugal.org