Skip nav

Bolsas EEA

Bolsas de Formação Avançada

Concurso de Bolsas de
Doutoramento e Pós-Doutoramento do
Espaço Económico Europeu 2009

Edital

Com o intuito de promover a mobilidade de alunos de doutoramento bem como de investigadores entre Portugal e os países da EEA/EFTA e com o objectivo de apoiar a investigação e a inovação e incrementar a existência de recursos humanos altamente qualificados em Portugal, a FCT abre concurso para a atribuição de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento nas áreas das Ciências Biológicas, do Mar, do Ambiente bem como da Saúde, no valor total mínimo de 70 000,00€.

Candidatos

São elegíveis os investigadores bem como os alunos de doutoramento que pretendam desenvolver os seus trabalhos de investigação numa instituição de acolhimento localizada num país pertencente à EEA/EFTA (Islândia, Liechtenstein ou Noruega).

Legislação

O presente concurso encontra-se abrangido pelo Estatuto do Bolseiro (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto) e pelo Regulamento da Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT.

Período de concurso

O concurso está aberto no período de 15 de Junho a 1 de Setembro de 2009. As candidaturas terão de ser lacradas até às 17 horas, hora de Lisboa, do dia 1 de Setembro de 2009 e as bolsas poderão ter início a partir do dia 1 de Janeiro de 2010. As candidaturas devem ser submetidas electronicamente em

http://concursos.fct.pt/bolsas

A candidatura efectua-se escolhendo

  • Concurso para a atribuição de Bolsas de Pós-Doutoramento Individuais 2009, ou
  • Concurso para a atribuição de Bolsas de Doutoramento Individuais 2009.

Não são aceites candidaturas submetidas por outros meios.

Avaliação

A avaliação é efectuada por um Painel de Avaliadores independente nomeado sob proposta da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Serão tidos em conta os méritos do candidato e do plano de trabalho bem como das condições de acolhimento do bolseiro.