Skip nav

Bolsas e outra formação avançada

Concursos para atribuição de Bolsas Individuais 2006

Introdução

Nos termos do Regulamento de Formação Avançada para a Ciência, tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, Lei n.º 40/2004 de 18 de Agosto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre concurso para financiamento de bolsas individuais dos seguintes tipos:

Bolsas de Doutoramento (BD)

Estas bolsas destinam-se a mestres ou licenciados que pretendam obter o grau de Doutor por universidades portuguesas ou estrangeiras. Ainda no âmbito das Bolsas de Doutoramento, poderão ser concedidas bolsas a licenciados inscritos no 1º ano de Programas Doutorais em Portugal ou no estrangeiro.

Bolsas de Mestrado (BM) — Apoio à Dissertação

Estas bolsas destinam-se a licenciados que visem obter o grau de Mestre por universidades portuguesas ou estrangeiras e que, após aprovação na parte escolar do Mestrado, pretendam efectuar a respectiva dissertação. A bolsa destina-se apenas a apoiar o período de dissertação do Mestrado.

Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD)

Estas bolsas destinam-se a doutorados, de preferência há menos de cinco anos, para a realização de trabalhos de investigação em universidades ou instituições científicas portuguesas ou estrangeiras. O concurso para estas bolsas mantém-se aberto em permanência.

Financiamento

É dada prioridade ao financiamento de candidaturas a Bolsas de Pós-Doutoramento e de Doutoramento. Neste contexto, só serão atribuídas Bolsas de Mestrado — Apoio à Dissertação a candidatos com curriculum de mérito excepcionalmente elevado.

As bolsas serão financiadas, de acordo com as áreas específicas a que respeitam, pelo Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 (POCI 2010) e pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_C) do III Quadro Comunitário de Apoio (2000-2006) e por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desde que os respectivos contratos sejam assinados até final de Dezembro de 2006.

Período do concurso

Os concursos para Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Mestrado — Apoio à Dissertação estão abertos de 1 de Março a 17 de Abril de 2006.

Candidaturas

As candidaturas individuais devem ser submetidas electronicamente, utilizando o formulário disponível em:

http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concursos

Não serão aceites candidaturas submetidas por outros meios. Esta submissão deve ser acompanhada pelo envio por correio de certificados de habilitações e cartas de referência. Aos candidatos a BM e a BD, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de programas da responsabilidade da FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa. As bolsas aprovadas poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2007 . Em casos absolutamente excepcionais e devidamente fundamentados, poderá ser solicitada uma data de início anterior, mas nunca antes de 1 de Outubro de 2006.

Avaliação

A avaliação terá em conta os méritos do candidato, do plano de trabalho e das condições de acolhimento. O painel de avaliação de cada domínio científico principal, ao qual será distribuído um guião de avaliação, apreciará as candidaturas correspondentes, ponderando os elementos de apreciação e produzirá uma lista ordenada de candidatos.

Regulamento

O regulamento estará disponível na Internet, durante o período do concurso, em http://www.fct.mctes.pt/formacao.

Entrega de candidaturas

As candidaturas deverão ser submetidas electronicamente até às 24 horas do dia 31 de Março de 2006. A documentação em papel deverá ser enviada por correio ou entregue em mão no endereço a seguir indicado.


Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Loja do Cientista
Av. D. Carlos I, 124 J - 1249-074 Lisboa

Tel: +351 21 392 43 10/1; Fax: +351 21 396 43 96;
E-mail: bolsas@fct.pt

Estão presentemente a ser financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cerca de 5000 bolsas de formação avançada de recursos humanos.

POCI 2010
POSC