Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento 2013

Em destaque

18.08.14 - Resultados do Concurso de Bolsas Individuais 2013 - Após Avaliação e Audiência Prévia Foram recebidos 2285 pedidos de Audiência prévia, tendo sido concedidas 98 bolsas após análise de todos os pedidos pelos painéis de avaliação.
As bolsas concedidas após Audiência Prévia distribuem-se da seguinte forma:

ESCLARECIMENTO:

Considerando que, no aviso de abertura e no guião de avaliação do Concurso para Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-doutoramento – 2013, existem critérios especiais de candidatura que pressupõem que o candidato comprove ter obtido um grau académico até à «data de encerramento do concurso» e considerando ainda que a “data de encerramento do concurso” a que se referem os mesmos documentos é de determinação ambígua, tendo criado dúvidas diversas, a FCT esclarece o seguinte:

  1. Todas as referências a «data de encerramento do concurso» presentes no aviso de abertura e no guião de avaliação do concurso para bolsas individuais de doutoramento, doutoramento em empresas e pós-doutoramento, consideram-se como sendo referentes a 31 de dezembro de 2013.
  2. Como tal, todas as exigências de obtenção de grau académico presentes no referido aviso de abertura ou em qualquer documentação de suporte produzida especificamente no âmbito deste concurso consideram-se cumpridas, pelo candidato, desde que ocorram até 31 de dezembro de 2013.

Lisboa, 6 de agosto de 2013
O Conselho Diretivo da FCT, I.P.

Visão Geral e Objetivos

O concurso para atribuição de bolsas individuais visa apoiar os melhores investigadores que pretendam desenvolver projetos de I&D para obtenção do grau de Doutoramento, em qualquer área do conhecimento, ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais ou estrangeiras.

Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) Destinam-se a investigadores doutorados para realizarem trabalhos avançados de investigação. A duração máxima da bolsa é de seis anos, mediante parecer favorável na avaliação intermédia (feita no fim do primeiro triénio) e disponibilidade orçamental.

Bolsas de Doutoramento (BD) Destinam-se a quem satisfaça as condições necessárias ao ingresso em ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, através do desenvolvimento de trabalhos de investigação. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Bolsas de Doutoramento em Empresas (BDE) Destinam-se ao desenvolvimento de trabalhos de investigação em ambiente empresarial, a quem satisfaça as condições necessárias ao ingresso em ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Consulte o Aviso de Abertura deste concurso.

Destinatários e Elegibilidade

Para além dos critérios gerais, são fixados requisitos de admissibilidade específicos para cada tipologia de Bolsa a concurso:

Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Doutoramento em Empresas

  • Ser detentor de licenciatura pré-Bolonha ou equivalente ou mestrado pós-Bolonha ou equivalente à data de encerramento do concurso;
  • Ter média de licenciatura igual ou superior a 14. Como exceção, ser primeiro autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação à data de termo das candidaturas do presente concurso, ou indicador de realização equivalente;
  • Os candidatos selecionados para atribuição de bolsas pela FCT nos Programas de Doutoramento FCT não podem candidatar-se a este concurso de bolsas individuais.

Candidatura para BPD

  • Ter concluído o doutoramento até à data de encerramento do concurso.

Informação integral acerca dos requisitos de admissibilidade está disponível no Aviso de Abertura do concurso e no Regulamento.

Financiamento

Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento, e quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como, propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.

As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Potencial Humano do QREN Portugal, de acordo com as disposições do Regulamento Específico da Tipologia de Intervenção 4.1.

Como concorrer

As candidaturas individuais devem ser submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível em https://concursos.fct.pt/bolsas/

Não serão aceites candidaturas submetidas por outros meios. A este concurso só poderá ser apresentada uma única candidatura.

Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Guião de candidatura, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P, Guião de Avaliação.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 29 de Julho e as 17 horas (hora de Lisboa) de 23 de setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação das candidaturas é realizada por painéis de avaliação independentes. Os candidatos são pontuados de 1 a 5 nos três critérios de avaliação considerados: mérito do candidato, mérito do programa de trabalhos e mérito das condições de acolhimento.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.