Skip nav

MIT

Bolsas de Formação Avançada

Concursos 2008 para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento no âmbito do Programa MIT | Portugal

Edital

No âmbito do Programa MIT-Portugal, a FCT abre concurso para:

  • Bolsas de Doutoramento mistas, a decorrer em Portugal e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), no âmbito dos Doutoramentos em:
    • Bio-Engenharia
    • Líderes para Indústrias Tecnológicas (Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção)
    • Sistemas Sustentáveis de Energia
    • Transportes

    em temas especificados pelo Programa e divulgados em

    www.mitportugal.org

  • Bolsas de Pós-Doutoramento no país, nas áreas de:
    • Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção;

Os programas de trabalho relativos às bolsas de Doutoramento, bem como os orientadores em Portugal e no MIT, serão definidos pelo Programa MIT-Portugal, pelo que se dispensa o candidato, no acto da candidatura, da apresentação do programa de trabalhos a desenvolver, do parecer do orientador e respectivo Curriculum Vitæ, mas exige-se uma carta de motivação, na qual o candidato explicite as razões pelas quais pretende ingressar num destes cursos de Doutoramento e, em particular, nos temas seleccionados.

Estas bolsas são concedidas, de acordo com o estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei no 40/2004, de 18 de Agosto), e ao abrigo do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT disponível em

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento

Bolsas de Doutoramento Mistas

Estas bolsas, no número máximo de 20 por cada um dos cursos de Doutoramento atrás indicados e por ano, destinam-se a licenciados ou mestres visando os temas especificados pelo Programa MIT-Portugal.

Bolsas de Pós-Doutoramento no País

Estas bolsas, no número máximo de 4 por cada área referida anteriormente e por ano, destinam-se a doutorados, de preferência há menos de cinco anos, para a realização de trabalhos de investigação em instituições científicas portuguesas.

Financiamento

As bolsas são financiadas por verbas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Período do Concurso

O concurso estará aberto em permanência a partir do dia 8 de Abril de 2008. As candidaturas lacradas até às 24 horas do dia 15 de Abril de 2008, são elegíveis para apoio a partir de 15 de Setembro de 2008.

Validade das Candidaturas

As candidaturas ao abrigo do anterior concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento MIT|Portugal, não lacradas até 02/04/2008 ou lacradas após o último período de avaliação, transitaram para o presente concurso sendo consideradas em ambos os casos não lacradas. A sua submissão no presente concurso requer a sua revisão e lacragem pelos candidatos. Notificações por email para esse feito serão enviadas para os endereços fornecidos pelos candidatos.

As candidaturas apresentadas no presente concurso serão expurgadas da base de dados se inactivas e não lacradas durante 9 meses.

Candidaturas para Doutoramento

Podem candidatar-se a estas bolsas de doutoramento cidadãos nacionais e também cidadãos estrangeiros ou apátridas não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada por instituições nacionais de acolhimento, signatárias do Acordo para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, celebrado coma Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Programa MIT-Portugal.

Aos candidatos a Bolsas de Doutoramento, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de programas da responsabilidade da FCT, é contado esse tempo para efeitos da duração máxima da bolsa.

Candidaturas para Pós-Doutoramento

Para bolsas no país de pós-doutoramento podem candidatar-se cidadãos estrangeiros ou apátridas não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada pela instituição nacional de acolhimento signatárias do Acordo para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, celebrado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Programa MIT-Portugal.

Avaliação

A avaliação tem, essencialmente, em conta o mérito e a motivação do candidato. Para além disso, os candidatos têm que demonstrar ter boa fluência em Inglês. A candidatura pode envolver uma entrevista em Inglês, que poderá ser realizada presencialmente ou por videoconferência. Será dada preferência aos candidatos que apresentarem na candidatura os resultados do “GRE GENERAL TEST” (exame geral do Graduate Record Examination). O painel de avaliação, apreciará as candidaturas, ponderando os elementos de apreciação e produzindo uma lista ordenada de candidatos.

Regulamento

O regulamento está disponível na Internet, durante o período do concurso, em

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento

Entrega de candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas electronicamente através dos sítios

http://concursos.fct.pt/bolsas/

e

http://www.mitportugal.org

a partir do dia 8 de Abril de 2008.

Não são aceites candidaturas submetidas por outros meios.

Todos os candidatos devem preencher obrigatoriamente o formulário das bolsas da FCT disponível em http://concursos.fct.pt/bolsas/ e o formulário de candidatura a doutoramento do Programa MIT-Portugal disponível em http://www.mitportugal.org

Programa MIT-Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Gabinete de Coordenação
Av. António José de Almeida, 12
1000-043 LISBOA
PORTUGAL