Skip nav

Aviso

Este concurso encerrou na Primavera de 2010 tendo sido realizada a sua última avaliação. Este Edital está disponível para efeitos de auditoria e similares.

Bolsas de Formação Avançada

Requalificação de diplomados com sólida experiência docente no ensino superior

Edital

A reorganização da rede do ensino superior português e a especialização e articulação crescente entre as suas instituições determina, em muitos casos, necessidades acrescidas de mobilidade do pessoal docente entre instituições, ou destas para outras entidades públicas ou privadas.

Trata-se de um desafio importante e de uma oportunidade de formação avançada que urge não desperdiçar, integrando no sistema científico, durante períodos adequados, aqueles que, já beneficiando de uma experiência profissional consistente como docentes do ensino superior, desejem investir na sua formação científica em instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e obter assim qualificações mais elevadas e relevantes.

Para a concretização destes objectivos é aberto o presente concurso específico para atribuição de bolsas de formação científica avançada destinadas aos que, nos últimos 3 anos, tenham sido docentes de estabelecimentos de ensino superior, públicos ou privados, durante pelo menos dois anos.

Assim, ao abrigo do disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, e no Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos:

  1. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre concurso para financiamento de bolsas individuais dos seguintes tipos:
    • Bolsas de doutoramento (BD): estas bolsas destinam-se a mestres ou licenciados que pretendam obter o grau de doutor por universidades portuguesas ou estrangeiras;
    • Bolsas de mestrado (BM): estas bolsas destinam-se a licenciados que pretendam obter o grau de mestre por universidades portuguesas ou estrangeiras;
    • Bolsas de pós-doutoramento (BPD): estas bolsas destinam-se a doutores, de preferência há menos de cinco anos, tendo por objectivo a sua formação complementar em ambiente de investigação avançada, em instituições científicas acreditadas, públicas ou privadas, ou ainda em empresas com relevante actividade de I&D
  2. Podem concorrer ao presente concurso os licenciados, mestres ou doutores que, nos últimos 3 anos, tenham sido docentes em estabelecimentos de ensino superior, públicos ou privados, durante pelo menos dois anos. Este concurso não se destina a actuais bolseiros, nem a docentes ou investigadores com vínculo laboral à data de início da bolsa.
  3. O presente concurso fica aberto em permanência.
  4. As candidaturas devem ser apresentadas electronicamente, utilizando o formulário disponibilizado em: http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concursos.
  5. A apresentação da candidatura deve ser acompanhada do envio pelo correio, para: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Loja do Cientista, Av. D. Carlos I, n.º 124 J, 1249-074 LISBOA, ou pela entrega em mão, neste endereço, dos seguintes documentos:
    • Certificado de habilitações;
    • Cartas de referência;
    • Documentos comprovativos da satisfação da condição a que se refere o n.º 2.
  6. A avaliação terá em conta os méritos do candidato, do plano de trabalho e das condições de acolhimento. O painel de avaliação apreciará as candidaturas e elaborará proposta fundamentada associando a cada candidato um indicador de prioridade baseado na avaliação efectuada. Cabe à FCT a decisão final, após audição dos interessados.
  7. Aos candidatos a BM e a BD, que tenham tido idêntico tipo de bolsa no âmbito de programas da responsabilidade da FCT, é contado o tempo de atribuição dessa bolsa para efeitos da duração máxima da bolsa que venha a ser atribuída no âmbito do presente concurso.
  8. As bolsas atribuídas só poderão ter início a partir de 1 de Janeiro de 2007.
  9. O Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, e o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos, estão disponíveis na Internet no seguinte endereço: http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/regulamentos/.
  10. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia pode ser contactada através de: Telefone: 21 392 43 10; Fax: 21 396 43 96; Correio electrónico: requalificacao.docentes@fct.pt
POPH QREN EU