Skip nav

Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional

Ciência 2007

Concurso internacional para a contratação de
1000 investigadores doutorados
para instituições científicas portuguesas

Aviso

No cumprimento do Programa de Governo e na sequência de concurso prévio de selecção das instituições científicas de acolhimento, dá-se público aviso da abertura de Concurso Público Internacional para a contratação, em regime de contrato individual de trabalho, de 1000 investigadores doutorados.

São abertos concursos específicos por cada instituição seleccionada, nas seguintes condições:

  • Os doutorados a contratar, nacionais ou estrangeiros, deverão ter pelo menos 3 anos de experiência e produção científica relevantes pós-doutoramento. Em casos excepcionais devidamente fundamentados, a FCT poderá considerar a aceitação de candidatos com menos de 3 anos de experiência pós-doutoral.
  • Os concursos estarão abertos pelo período mínimo de dois meses e devem, em regra, encerrar até 30 de Agosto de 2007.
  • Todos os concursos serão anunciados em conjunto num portal nacional da FCT referenciado na imprensa científica internacional.
  • O júri de cada concurso deverá conter especialistas de indiscutível reputação, e cientistas externos à instituição incluindo especialistas de instituições científicas de outros países. A composição dos júris e o currículo dos seus membros serão publicados no portal nacional.
  • A FCT é instância de recurso das propostas de decisão das instituições contratantes.

A lista de instituições já seleccionadas e o número de lugares a concurso estão disponíveis no portal da FCT para este concurso. As instituições podem, excepcionalmente, constituir e vir a candidatar listas de reserva.

Podem ainda candidatar-se à celebração de contratos-programa outras instituições científicas, na sequência de concursos de pré-selecção a realizar, sob sua responsabilidade, em condições iguais às dos concursos específicos atrás referidos. A celebração de contratos-programa nestas condições decorrerá da avaliação, pela FCT, do mérito da instituição e dos candidatos por ela pré-seleccionados e propostos.

Finalmente, são aceites candidaturas individuais de investigadores que não encontrem, nas instituições científicas atrás referenciadas, enquadramento adequado às suas actividades e solicitem aconselhamento e apoio na sua inserção em Portugal.

Portal especial da FCT para este concurso: http://www.fct.mctes.pt/ciencia2007/1000

Linha especial de informações junto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: infociencia2007@fct.pt.


Esclarecimento 1/7/2007

Nos termos do Aviso do Concurso internacional para a contratação de 1000 investigadores doutorados para instituições científicas portuguesas, os doutorados a contratar, nacionais ou estrangeiros, deverão ter pelo menos 3 anos de experiência e produção científica relevantes pós-doutoramento.

Em casos excepcionais devidamente fundamentados, a FCT poderá considerar a aceitação de candidatos com menos de 3 anos de experiência pós-doutoral.