Skip nav

Contratação de Doutorados

O Programa Investigador FCT

Em destaque

27.07.2016 - Concurso Investigador FCT 2015: Resultados da 2ª fase, após avaliação - 200 candidatos recomendados para financiamento
Lista ordenada de todos os candidatos e Propostas de decisão por painel.
Painéis de Avaliação

04.05.2016 - Concurso Investigador FCT 2015: Resultados finais da 1ª fase (após audiência prévia) - 699 candidatos admitidos à 2ª fase
Lista ordenada de todos os candidatos.

Todos os resultados de concursos anteriores podem ser consultados aqui.

O Programa Investigador FCT visa criar as condições para o estabelecimento de líderes científicos, através da atribuição de financiamento por 5 anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades. O objetivo geral deste programa FCT é permitir o recrutamento de 1 000 investigadores excecionais até 2016, para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. Até à data, 597 investigadores FCT foram selecionados.

O Programa centra-se no investigador/a e no seu projeto de investigação. O principal critério de avaliação é a excelência científica: do percurso de investigação do candidato, da sua carreira e da sua proposta de investigação.

Os candidatos ao concurso Investigador FCT identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu programa de investigação e desenvolvimento de carreira. Os investigadores selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva e financiamento start-up para os investigadores em início de carreira que não tenham outro financiamento de investigação em curso.

Investigadores de qualquer nacionalidade e idade podem candidatar-se a três níveis diferentes de financiamento:

  1. "Nível inicial" - para investigadores doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência pós-doutoral de mais de 3 anos e menos de 8 anos, à data de submissão da candidatura. Não é exigida independência científica prévia.
  2. "Nível de desenvolvimento" - para investigadores doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigadores independentes (como líderes de grupo, coordenadores de projetos de investigação ou autor sénior ou de correspondência em publicações científicas).
  3. "Nível de consolidação" - para investigadores doutorados com experiência como investigadores independentes, com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica na sua área do conhecimento.

Para informação adicional acerca do programa Investigador FCT  contacte-nos através do e-mail info.if@fct.pt.