Skip nav

Contratação de Doutorados

Concurso Investigador FCT 2014

Objetivos e Enquadramento

O Programa Investigador FCT tem como objetivo apoiar o recrutamento
pelos centros de investigação nacionais dos melhores investigadores, de qualquer nacionalidade, internacionalmente competitivos e com capacidade comprovada para desenvolver investigação inovadora.

Nos concursos de 2012 e 2013 foram selecionados, até à data, 369 Investigadores FCT. A FCT lança o concurso de 2014 com o objetivo de financiar mais 150 investigadores.

O concurso Investigador FCT 2014 é abrangido pelas Políticas de Acesso Aberto recentemente adotadas. Estas políticas determinam o acesso livre e online a todas as publicações sujeitas a revisão científica, resultantes de investigação científica financiada pela FCT, e recomendam a disponibilização livre de dados resultantes de investigação científica financiada pela FCT.

Consulte o Aviso de Abertura do Concurso.

Financiamento

O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva, sob a forma de um contrato de trabalho, por um período máximo de cinco anos.
Os investigadores selecionados que não sejam Investigadores Responsáveis de qualquer projeto ativo financiado pela FCT a partir de 1 de janeiro de 2015 poderão receber também financiamento correspondente a um Projeto Exploratório, no montante máximo de €50.000.

O concurso é financiado por verbas do Orçamento do Estado e, quando elegíveis, por verbas comunitárias.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se investigadores doutorados de qualquer nacionalidade e qualquer área científica ou académica.

Existem três níveis diferentes de financiamento:

  • Nível inicial - para doutorados com doutoramento concluído há mais de 3 anos e menos de 8 anos, sem exigência de independência científica prévia;
  • Nível de desenvolvimento - doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigador independente;
  • Nível de consolidação - para doutorados com experiência como investigador independente, com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica numa determinada área do conhecimento.

Informação adicional sobre os requisitos de admissibilidade pode ser consultada nos documentos oficiais do concurso, no Regulamento e no Guião de Candidatura (em inglês).

Como concorrer

O concurso está aberto entre o dia 5 de maio e as 17:00 (hora de Lisboa) do dia 16 de junho de 2014.

As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma Investigador FCT.

Aqui encontrará um resumo dos principais aspectos do concurso de 2014.

Para informações detalhadas sobre como concorrer e apresentar a sua candidatura, consulte o Guião de Candidatura e o Guião de Ética (ambos em inglês).

Avaliação

As propostas serão avaliadas por painéis independentes, compostos por especialistas de reconhecido mérito em cada área científica, num processo de avaliação em duas fases.

Serão avaliados: o mérito científico do candidato, o projeto de investigação e o plano de desenvolvimento de carreira.

A primeira fase consiste numa pré-seleção dos candidatos, com base na avaliação da sinopse do CV do candidato e na sinopse do projeto de investigação e plano de desenvolvimento de carreira. Na segunda fase, a candidatura será avaliada na sua totalidade.

A cada proposta será atribuída uma classificação, numa escala de 1 a 9. Candidaturas com nota inferior a 7 não poderão passar à 2ª fase, nem ser propostas para financiamento.

Consulte o Guião de Avaliação para mais informações acerca do processo de avaliação, incluindo os critérios de avaliação (em inglês).

Contactos

Para informação adicional ou questões acerca deste concurso: info.if@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.