Skip nav

Portugal Argentina

Cooperação Transnacional

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre Portugal e a Argentina

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: até 31 maio 2016

Edital do Concurso 2017-2018

Informações gerais

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva (MINCYT) da Argentina informam que se encontra aberto concurso até ao dia 31 de maio de 2016, para o biénio 2017/2018, visando o intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos de investigação.

O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de participantes nos projetos: viagem de investigadores portugueses à Argentina e estadia de investigadores argentinos em Portugal. As equipas deverão incluir jovens investigadores (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.

Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação, seleção conjunta e implementação dos projetos selecionados.

A atribuição do financiamento para o 2º ano do projeto fica dependente do envio ao Departamento de Relações Internacionais (DRI) da FCT de um relatório de progresso científico/financeiro (ficheiro existente na página da Cooperação Bilateral da FCT).

Áreas Científicas Prioritárias

O concurso abrange todas as áreas científicas. No entanto, as três áreas prioritárias estabelecidas entre as partes executoras são:

  • Nanotecnologia
  • Energias Renováveis
  • Ciências do Mar

Candidaturas

As candidaturas deverão ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao DRI da FCT e a equipa argentina ao MINCYT da Argentina.

Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos dos dois países.

Submissão de candidaturas

A candidatura terá que ser submetida, online, através do link até às 23:59 do dia 31 de maio de 2016. (poderá visualizar, em formato PDF, o formulário completo aqui)

Deverá ser anexado ao formulário a declaração do responsável pela instituição/departamento na qual o candidato desenvolve trabalho, (download da declaração), e na página 10 fazer upload da mesma.

Contactos

Portugal
Luisa Igreja
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Departamento de Relações Internacionais
Av. D. Carlos I, nº 126, 7º
1249–074 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 21 391 15 37
Email: luisa.igreja@fct.pt
URL: http://www.fct.pt
Argentina
Azul Irazoqui
Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva (MINCYT)
Dirección Nacional de Relaciones Internacionales
Godoy Cruz 2320. 4to piso
Código Postal: (C11425FQD)
Capital Federal C.A.B.A

Telefone: (+54) 4899 5000
Email: lirazoqui@mincyt.gob.ar
URL: http://www.mincyt.gob.ar