Skip nav

PortugalChina

Cooperação Internacional

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre Portugal e a China

Em destaque

Ao VIII Concurso de Cooperação Bilateral entre Portugal e a China foram submetidas 27 candidaturas, das quais resultaram 10 projetos financiados.

Concurso para projetos conjuntos 2016-2018

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: até 29 fevereiro 2016

INFORMAÇÕES GERAIS

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Ministry of Science and Technology of China (MOST) informam que se encontra aberto concurso para o triénio 2016/2018, para o apoio à execução de projetos conjuntos de investigação, no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre Portugal e a China (estabelecido em 1993).

Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.

ÁREAS CIENTÍFICAS PRIORITÁRIAS

As áreas prioritárias estabelecidas entre as partes executoras são:

  • Biologia Celular e Molecular;
  • Biotecnologia;
  • Materiais e Nanotecnologias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Química;
  • Engenharias;
  • Software e Aplicações Informáticas;
  • Energia, Ecologia e Ambiente.

FINANCIAMENTO

O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa na China.

A atribuição do financiamento para o 2º ano do projeto fica dependente do envio e aprovação de um relatório técnico/financeiro (disponível na página da Cooperação Bilateral da FCT), a enviar ao Departamento de Relações Internacionais, após a realização da missão referente ao primeiro ano do projeto.

ELEGIBILIDADE

A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.

CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao Departamento de Relações Internacionais da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

Para formalizar a candidatura enviar um e-mail até dia 29 de Fevereiro de 2016 com a seguinte documentação, em formato PDF:

  • Formulário (download do ficheiro)
  • Parecer do responsável da Instituição ou do Departamento no qual a equipa desenvolve trabalho

Os candidatos chineses devem consultar o site do MOST.

Não se aceitam anexos à candidatura com excepção das declarações institucionais exigidas.

AVALIAÇÃO

Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.

Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de Seleção, composta por elementos da FCT e do Ministry of Science and Technology of China (MOST), sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.

Contactos

Portugal
Olga Dias

Departamento de Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, nº 126, 7º andar
1249–074 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 21 391 15 44
Fax: (+351) 21 395 72 84
Email: olga.dias@fct.pt
China
Zhang Lengyang

Department of International Cooperation
Ministry of Science and Technology of the People´s Republic of China
15B, Fuxing Road
Beijing, 100862

Email: lyzhang@most.cn