Skip nav

COST

COST European Cooperation in Science and Technology

Desde 1971 que a COST financia redes de investigadores com livre acesso e num sistema bottom-up, em todos os domínios científicos e tecnológicos. Estas redes, denominadas Ações COST, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, contribuindo para o fortalecimento da Europa como líder em I&DT. Através da sua política inclusiva e dando especial relevância aos jovens investigadores, a COST constitui um meio único para que os investigadores europeus, de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. A COST promove a integração e enriquecimento das diversas comunidades científicas, proporciona a maximização do investimento nacional em I&DT, e contribui decisivamente para a desfragmentação de conhecimento na europa.

Em destaque

  • Ações aprovadas no concurso 2016-1: consultar na barra lateral as "Ações Aprovadas" na secção de Documentação Geral (atualizada em 03.11.2016).
  • 07 de novembro de 2016 a 06 de dezembro de 2016: período de recolha de manifestações de interesse para Delegado(a)s Nacionais ao Comité de Gestão das Ações (consultar na barra lateral os Documentos para Delegado(a) Comité de Gestão de Ação).
  • 07 de dezembro de 2016 (17h00 CEST): data de recolha de Novas Ações (COST Open Call).
  • Identifique uma Ação COST do seu interesse e contacte o Coordenador da Ação para colaborar nos Grupos de Trabalho (consultar documento "Guião Geral").

Informação Relevante

Descrição Geral

As Ações COST têm como base um quadro intergovernamental de cooperação que atualmente conta com 36 países-membros e um cooperante). As instituições de países não-membros podem igualmente participar nas Ações. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação. Atualmente estão em curso mais de 200 Ações, envolvendo cerca de 50 000 investigadores.

Como concorrer e participar

Deverá consultar os documentos disponíveis na barra lateral amarela para:

  • concorrer a Novas Ações COST - "Guião Geral", "Vademecum da COST" e COST Open Call;
  • fazer parte do Comité de Gestão de uma Ação COST (que tenha ou não participação portuguesa) - Documentos para Delegado(a) Comité de Gestão de Ação (NOTA: consultar o Guião Comité de Gestão para uma lista detalhada da documentação a apresentar que deverá ser enviada para );
  • integrar os Grupos de Trabalho da Ação - "Guião Geral" e "Ações a decorrer".

Financiamento das Ações COST

O suporte financeiro abrange: reuniões (viagens, ajudas de custo, suporte à organização local, por exemplo), conferências, workshops, missões científicas de curta duração, ações de formação avançada, publicações e ações de disseminação. A COST não financia projetos de investigação por si (equipamento, recursos humanos, consumíveis), sendo a investigação financiada por outros mecanismos. A gestão financeira é assegurada pela instituição responsável (decidida durante a reunião inaugural do Comité de Gestão da Ação) num sistema de reembolso. Como valores-referência, uma Ação COST envolvendo 20 países, terá um orçamento de cerca de 130 000 euros anuais para o desenvolvimento das suas atividades.

Contactos

Rui Munhá
Delegado ao Comité de Altos Funcionários
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 7º, Lisboa , 1249-074 Portugal
+351 21 391 1538
Teresa Martins
Delegada ao Comité de Altos Funcionários e Coordenadora Nacional COST
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 7º, Lisboa , 1249-074 Portugal
+351 21 391 15 40