Skip nav

CYTED

Transnational Cooperation

CYTED
Ibero-American Science and Technology Programme for Development

Available only in Portuguese

05.03.2015
Convocatória a Redes 2015: 20 fevereiro – 30 abril.
Convocatória Mini-fóruns CYTED-IBEROEKA: 20 fevereiro - 22 abril .

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo interinstitucional assinado por 21 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguay, Perú, Portugal, Republica Dominicana, Uruguay y Venezuela.

Desde 1995, o Programa CYTED encontra-se formalmente incluído entre os Programas de Cooperação das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo.

A participação neste Programa de Cooperação é acompanhado em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Permite a Portugal o estabelecimento de programas de cooperação científica e técnica com equipas de uma grande parte de países da América Latina.

O CYTED baseia o seu funcionamento em 4 modalidades de atuação:

  • Redes Temáticas
  • Ações de Coordenação de Projetos de Investigação
  • Projetos de Investigação em Consórcio
  • Projetos de Inovação IBEROEKA.

Nas seguintes áreas: Agroalimentar; Saúde; Ciência e Sociedade; Desenvolvimento da Produção industrial; Desenvolvimento Sustentável, Alterações Globais e Ecossistemas; Tecnologias da Informação e Comunicação; Energia; Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Importância do CYTED na América Latina

O Programa CYTED tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso da Região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos países ibero-americanos, que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis aos sistemas produtivos e às políticas sociais.
É um instrumento comum dos Sistemas de Ciência e Tecnologia nacionais da Região Ibero-americana, gerando uma plataforma que promove e dá apoio à cooperação multilateral.

Contactos

Delegada Nacional ao Programa CYTED
Isabel Figueiredo
isabel.figueiredo@fct.pt
21 391 15 36