Skip nav

ERA-NET MarTERA

Cooperação Transnacional

ERA-NET COFUND MarTERA

Maritime and Marine Technologies for a new Era

A FCT é parceira da ERA-NET Cofund MarTERA, um projeto focado na inovação e no desenvolvimento tecnológico de uma vasta gama de aplicações marinhas e marítimas. A MarTERA foi implementada em estreita colaboração com a JPI Oceans e é coordenada pela Alemanha por um período de 5 anos (2016-2021). Os outros países parceiros da MarTERA são: Argentina, Bielorrússia, Bélgica (Flandres), França, Irlanda, Itália, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, África do Sul, Espanha e Turquia.

Destaques

16 de Dezembro 2016: Lançamento do Concurso Transnacional Conjunto 2016.

31 de Março 2017 (17:00 CET): Data limite para submissão das pré-propostas.

8 de Setembro 2017 (17:00 CET): Data limite para submissão das propostas completas.

O evento de networking para o primeiro concurso da MarTERA terá lugar no dia 15 de Fevereiro nos Ateliers des Tanneurs, em Bruxelas.

Por favor, consulte esta página regularmente para acompanhamento do processo e informação sobre eventuais atualizações.

MarTERA CONCURSO TRANSNACIONAL CONJUNTO 2016

O Anúncio do Concurso contém informação detalhada sobre os tópicos, países participantes e respetivos compromissos financeiros. Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito .

Tópicos do concurso apoiados pela FCT:

  • Área Prioritária: Sensores, Automação, Monitorização e Observação.
  • Área Prioritária: Proteção e Segurança.

Países participantes

Argentina, Bielorrússia, Bélgica (Flandres), França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, África do Sul, Espanha e Turquia.

Proponentes de países que não estejam associados ao concurso podem ser membros de um consórcio, desde que disponham de fundos próprios para financiar a sua participação. (Será necessário documentar a disponibilidade dos fundos).

Como candidatar-se

1- Consultar os"Documentos do Concurso" disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

2- Consultar as Regras Nacionais dos países participantes no seu consórcio (incluindo o português). Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.

3- Aceder à página do concurso e plataforma de submissão eletrónica.

4- As equipas portuguesas (Parceiros e/ou Coordenadores) têm de enviar para o Ponto de contacto nacional do concurso uma Declaração de Compromisso devidamente assinada pelo(a) Investigador Responsável, pelo representante legal da instituição proponente e carimbada, até 10 dia úteis após o prazo limite para submissão da pré-proposta. A FCT poderá solicitar o original deste documento mais tarde.

Compromisso financeiro da FCT e norma de financiamento (Portugal apenas)

Compromisso nacional para o concurso: 300.000 €

Máximo de financiamento para uma proposta com participação ou coordenação portuguesa: 150.000 €

Nota: Se um consórcio incluir mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre as instituições participantes. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais . A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Contactos

Ponto de Contacto Nacional

Gonçalo Zagalo
goncalo.zagalo@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 455

Joana Pinheiro
joana.pinheiro@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 567

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal