Skip nav

PortugalEslováquia

Cooperação Transnacional

Acordo de Cooperação Científica entre Portugal e a Eslováquia

(Texto do Acordo no Diário da República, I Serie nº146 Decreto 22/2008)

Edital do Concurso 2016-2017

Informações Gerais

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Ministério da Educação da Eslováquia informam que até ao dia 8 de Junho de 2015 se encontra aberto concurso para o biénio 2016-2017 para o intercâmbio de investigadores no âmbito de projectos comuns de investigação. O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projectos: viagem de investigadores portugueses à Eslováquia e estadia de investigadores eslovacos em Portugal. A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caracter eliminatório (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.

Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.

A atribuição do subsídio para o 2º ano do projeto fica dependente da aprovação de um relatório técnico/financeiro (Modelo de Relatório),a enviar ao DRI até ao final do mês de Dezembro de 2016.

Candidaturas

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países, em língua inglesa, e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao DRI da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.

Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as Partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de seleção, composta por elementos da FCT e do Ministério da Educação da Eslováquia, sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.

Submissão de candidaturas

Para formalizar a candidatura, enviar um e-mail até ao dia 8 de junho de 2015, para concurso.eslovaquia@fct.pt, com a seguinte documentação:

  • Formulário (download do ficheiro)
  • Parecer do responsável da Instituição ou do Departamento no qual o candidato desenvolve trabalho;
  • O formulário e o parecer deverão ser enviados em formato PDF.

Contactos

Portugal
Teresa Amaro
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Departamento de Relações Internacionais
Av. D. Carlos I, nº 126, 7º andar
1249–074 Lisboa
Portugal

Telefone: +(351) 21 391 15 62
Eslováquia
Anna Juríková
Ministry of Education of the Slovak Republic
Division of Science and Technology
Department of International Cooperation in Research and Development
Stromová 1
813 30 Bratislava, Slovakia

Telefone: +(421) 2 59374 717