Skip nav

Eventos dedicados a programas Espaciais

5º Fórum Português do Espaço: 50 anos ESA, lançamento da iniciativa BIC - Business Incubation Center da ESA

O 5º Fórum Português do Espaço pretende dar visibilidade a mais de uma década de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação do setor Espacial em Portugal. Neste sentido, terá lugar o lançamento da iniciativa BIC - Business Incubation Center da ESA em Portugal que visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para mercados não espaciais. Será também a oportunidade para a celebração dos 50 anos de existência da ESA no contexto internacional Espacial.

A adesão de Portugal à Agência Espacial Europeia (ESA) no ano 2000 foi determinante para que um setor científico, tecnológico, industrial com competitividade e inovação internacional se tenha desenvolvido em Portugal. O setor Espacial Português é constituído por empresas de elevada intensidade tecnológica e por institutos de I&DT capazes de colaborar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com aplicações em diferentes domínios espaciais. Este setor apresenta um elevado impacto económico que se reflete no valor acrescentado superior à média nacional, no importante efeito de alavancagem do investimento e na capacidade de internacionalização, como ficou bem demonstrado nos Fóruns anteriores.

De salientar, ainda, o carácter multidisciplinar e transversal do setor, caraterizado por uma diversidade de atores institucionais que contribuem para o seu desenvolvimento e exploração, como por exemplo nas áreas do ambiente e ordenamento do território, segurança, transportes e telecomunicações, entre outros domínios, que estarão também representados no Fórum. 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tem um papel de coordenação, suporte e incentivo à participação do setor Espacial Português em atividades e missões espaciais, promovendo também a transferência de tecnologia e incubação de empresas para mercados não espaciais. É neste âmbito que organiza, conjuntamente com o Instituto Pedro Nunes (IPN), a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica- Ciência Viva e a ESA, esta 5ª edição do Fórum do Espaço.

O evento terá lugar no dia 5 de novembro, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a partir das 9:30h. 

Inscrições aqui até 27 de outubro, limitadas à capacidade do Auditório.

Programa (PDF)