Skip nav

Sector Espacial Português

A adesão de Portugal à ESA foi determinante para que um sector industrial e tecnológico dinâmico e competitivo, ainda que pequeno, florescesse em Portugal. O sector Espacial Português é composto por empresas de elevada intensidade tecnológica e por institutos de I&DT capazes de desenvolver tecnologias inovadoras com aplicações Espaciais. As empresas do sector Espacial beneficiam de um elevado grau de internacionalização naturalmente derivado do esforço pan-europeu dos programas espaciais da ESA e da União Europeia.

O Gabinete do Espaço da FCT reuniu os contributos dos principais actores industriais e académicos que compõem o sector espacial nacional no Catálogo Português do Espaço.

European Space Expo: Kiosk nacional - Portugal no Espaço

De 28 de novembro a 9 de dezembro de 2013, Lisboa recebeu a European Space Expo.

O kiosk nacional interativo, coordenado pela FCT através do Gabinete do Espaço, apresentou as principais atividades desenvolvidas em Portugal no setor da indústria espacial e as entidades envolvidas, de empresas a instituições de ensino superior, nas seguintes áreas:

Estudo de impacto económico da participação Portuguesa na ESA (2000-2009)

Uma das conclusões centrais deste estudo identifica um spin-off factor de 2 para o investimento nacional nos programas espaciais da ESA. Este valor, calculado de forma conservadora, significa que cada milhão de Euros investido nos programas Espaciais da ESA gera um benefício adicional de um milhão de Euros para o sector espacial Português.

Estudos análogos correspondentes ao universo Europeu identificam um spin-off factor entre 4 e 5, o que manifesta um forte potencial de crescimento deste sector em Portugal.

Este estudo demonstra ainda o importante contributo do sector espacial Português para o desenvolvimento tecnológico do País através de uma forte internacionalização e da catalisação dos processos de inovação sustentada nas colaborações entre as empresas e o sistema científico e tecnológico nacional.

Download da versão final: Estudo de impacto da participação Portuguesa na ESA (2000-2009) [inglês].