Skip nav

Gabinete Polar

Investigação Polar

Apoio da FCT à Investigação Polar

Principais Atividades

Na sequência das iniciativas desenvolvidas no âmbito do Programa Polar Português (PROPOLAR) a FCT apoiou a 1ª Campanha Antártica Portuguesa (2011), mediante o financiamento do projeto PROPOLAR-2011.

Protocolos internacionais assinados e em vigor

  • Espanha (2009) - Memorando de Entendimento para a participação conjunta em investigação polar.
  • British Antarctic Survey (BAS, Reino Unido - 2011) - Declaração de Compromisso com a BAS para a cooperação mútua em ciência e logística polar.

Submissão de candidaturas para financiamento pela FCT

Neste momento não existem Concursos da FCT especificamente destinados à investigação polar, pelo que as candidaturas neste âmbito deverão ser submetidas nos Concursos anuais de projetos em todos os domínios científicos - http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/.

Poderão, ainda, ser submetidas candidaturas a bolsas de investigação e outra formação avançada (mais informações em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/).

Lembramos que o Programa Polar Nacional (PROPOLAR), organizador das Campanhas Antárticas Portuguesas 2011-2012 e 2012-2013, integra e apoia diversos projetos/atividades selecionados, pelo que recomendamos a leitura atenta das FAQ que disponibiliza no seu portal, em http://www.propolar.org/.

A Declaração de Compromisso - Investigação Polar, obrigatória para todas as candidaturas submetidas no âmbito de concursos financiados pela FCT e que envolvam a permanência e atividade de investigação nas regiões polares (Ártico e Antártida), encontra-se disponível aqui.

Participação nacional em organizações internacionais

  • Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR), 2006
  • O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é o representante nacional nesta Organização. O SCAR é um comité independente e interdisciplinar do Conselho Internacional para a Ciência, cujo objetivo é o de iniciar, desenvolver e coordenar a investigação internacional de alta qualidade na Antártida, evidenciando o papel desta região no sistema da Terra.
  • European Polar Board (EPB), 2008
  • A FCT é membro da European Science Foundation (ESF), tendo sido designado um representante nacional para o EPB, comité de aconselhamento estratégico da ESF em política científica para as regiões polares.

Regulamentação internacional aplicável à investigação polar

  • Tratado para a Antártida - Em 29 de Janeiro de 2010, Portugal depositou o instrumento de ratificação do Tratado para a Antártida junto do Governo dos Estados Unidos da América, tornando-se Parte do Tratado.
  • Protocolo ao Tratado para a Antártida sobre a Proteção ao Meio Ambiente (Protocolo de Madrid) - Processo de adesão de Portugal em curso.

Links de interesse