Skip nav

Cooperação Internacional

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o MCTES e o Imamat Ismaili

EM DESTAQUE

02.06.2017 - Nova data limite para candidaturas: 16 de junho de 2017
09.05.2017 – Concurso para Projetos Conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (a decorrer de 9 de Maio a 6 de Junho de 2017)

1º Concurso para apresentação de propostas de Projetos Conjuntos:
Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: 9 de Maio a 16 de Junho de 2017 (nova data limite para candidaturas)

INFORMAÇÕES GERAIS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e o Imamat Ismaili, representado pela Aga Khan Development Network (AKDN), informam que se encontra aberto um concurso para o financiamento de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao progresso da Qualidade de Vida (QDV) nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e noutras regiões de África. Este concurso insere-se no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Imamat Ismaili celebrado a 12 de Maio de 2016. O concurso encontra-se aberto entre 9 de Maio e 16 de Junho de 2017.

O presente Concurso dirige-se exclusivamente a iniciativas existentes e colaborações em curso, entre instituições científicas e académicas dos PALOP e instituições de investigação científica e académicas portuguesas, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento e expansão de iniciativas em curso que contribuam para consolidar as capacidades de investigação nos referidos países africanos.

TÓPICOS DO CONCURSO

São aceites propostas em todos as áreas científicas identificadas no Protocolo, incentivando a colaboração multidisciplinar e assegurando recursos suficientes para permitir um impacto significativo dos projetos em Portugal e nos PALOP. As áreas científicas prioritárias específicas para este concurso são indicadas no Edital deste concurso.

COMO CONCORRER

A candidatura do projeto conjunto (redigida em inglês) deverá ser submetida até ao dia 16 de junho de 2017 (17h00, hora de Lisboa) através do formulário de candidatura disponível online, pelo Coordenador. As candidaturas deverão ser acompanhadas de uma Declaração de Compromisso. Todos os documentos necessário ao concurso encontram-se na secção "Documentos do Concurso", disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

ELEGIBILIDADE

As propostas deverão comprovar a colaboração já existente entre os parceiros nos últimos 3 anos, e que o projeto apresentado contribuirá para o fortalecimento das redes regionais de investigadores, promovendo a formação e a capacitação da investigação científica, tecnológicas e das ciências sociais e humanas em África. Documentação que comprove a colaboração já existente deverá ser fornecida. Todos os restantes critérios de elegibilidade encontram-se detalhados no texto do concurso.

AVALIAÇÃO

As propostas serão avaliadas em função da relevância e do valor acrescentado do projeto para a cooperação já estabelecida, da qualidade científica e da pertinência da proposta, do potencial impacto do projeto, da qualidade da equipa de investigação, e da eficiência da proposta. Com base na lista de classificação final estabelecida pelo Comité Conjunto de Avaliação da Investigação Colaborativa (JRAC), a FCT e a AKDN decidirão quais as propostas a serem financiadas.

FINANCIAMENTO

O financiamento será concedido até ao máximo de 300.000€ (trezentos mil euros) por projeto, por um período máximo de 36 meses.

Contactos

Maria João Pinto

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Departamento de Relações Internacionais
Av. D. Carlos I, nº 126, 7º andar
1249–074 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 21 392 44 44
Email: programa.agakhan@fct.pt