Skip nav

Cooperação Transnacional


Acordo de Cooperação Científica entre Portugal e a Noruega

DOCUMENTOS IMPORTANTES:

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: até 7 de Setembro de 2016

Edital do Concurso 2016

INFORMAÇÕES GERAIS

Ao abrigo do Protocolo de Colaboração estabelecido entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Research Council Norway (RCN) informa-se que se encontra aberto, até 7 setembro 2016, um Concurso para projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico entre equipas de investigação portuguesas e norueguesas. Serão aceites candidaturas nas áreas científicas da Aquacultura, da Investigação Marinha e Ambiental e da Biotecnologia Marinha.

A FCT financiará com fundos nacionais, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os investigadores portugueses envolvidos nas equipas, e o RCN assumirá o financiamento dos investigadores noruegueses. A duração máxima dos projetos será de 36 meses, com início previsto para o primeiro trimestre de 2017. A dotação orçamental nacional afeta ao presente concurso é de 600 mil euros, através do Orçamento de Estado. Para as Instituições portuguesas aplicar-se-á a norma nacional, nomeadamente o Regulamento de acesso a financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. O financiamento português não poderá exceder os 150 mil euros por projeto. Os candidatos nacionais selecionados para financiamento serão convidados a submeter formalmente no sítio da FCT o respetivo projeto e orçamento.

Candidaturas

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetida ao RCN. O RCN assumirá para este concurso o papel de Agência líder, assegurando o processo de submissão, avaliação e seleção das candidaturas em coordenação com a FCT. As candidaturas conjuntas devem ser apresentadas em formulário próprio e submetidas eletronicamente no sítio do RCN. Informações e guidelines sobre estes concursos e candidaturas estão disponíveis online nas áreas científicas da Aquacultura (HAVBRUK), Investigação Marinha e Ambiental (MARINFORSK) e Biotecnologia Marinha (BIOTEK2021).

A submissão online de candidaturas deverá ser efetuada até às 13:00 (CET) do dia 7 de Setembro de 2016, conforme informações disponíveis no site da RCN.

Contactos

Informações relativas ao presente Concurso podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico protocolo.RCN@fct.pt.