Skip nav

Gabinete Oceano

OCDE – Projeto “The Future of the Ocean Economy”

A FCT participa no projeto “The Future of the Ocean Economy: Exploring the prospects for emerging ocean industries to 2030” – no âmbito do Programa Futures da Directorate for Science, Technology and Industry da OCDE. Este projeto específico propõe realizar uma análise prospetiva da economia do mar no horizonte de 2030, colocando um ênfase especial no potencial de desenvolvimento de atividades emergentes.

O projeto teve início em 2013 e a participação Portuguesa é assegurada pela FCT (coordenadora da participação nacional), a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), estando prevista a sua conclusão para o fim de 2015. A representação da FCT neste projeto é assegurada pelo Coordenador do Gabinete Oceano em colaboração com o Gabinete de Estudos e Estratégia.

No quadro deste projeto realizou-se nos dias 4 e 5 de Junho de 2015, em Lisboa, sob os auspícios da OCDE, o workshop Future of Maritime Spatial Planning and Ocean Monitoring: What Potential for Economic Tools and Satellite Technology envolvendo cerca de 40 participantes, a maior parte dos quais peritos, investigadores e decisores de dez países da OCDE e de várias organizações internacionais. O evento foi coorganizado pelas três instituições nacionais.

A representação da FCT neste Projeto da OCDE é assegurada por:
Rita Carvalho – Gabinete Oceano da FCT (E-mail)

Links úteis: