Skip nav

Parcerias Internacionais

Academia da Finlândia

A FCT realizou na passado dia 9 de julho uma sessão de esclarecimento denominada: "Past and Future of USA – Portugal Partnerships: Report of the Academy of Finland". Esta sessão contou com a presença da Vice-Presidente da Academia da Finlândia, Dr.ª Riitta Mustonen que apresentou os resultados da avaliação independente às Parcerias Internacionais realizada por esta Academia a pedido do Governo Português.

O Governo português iniciou em 2007 várias parcerias internacionais agrupando universidades portuguesas e instituições líderes a nível mundial no domínio da investigação científica: o Massachussets Institute of Technology, a Carnegie-Mellon University, a University of Texas at Austin, a Fraunhofer-Gesellschaft e Harvard Medical School. Por outro lado foi iniciado um ambicioso programa de cooperação luso-espanhol em NanoTecnologias. Como consequência dessas actividades foram criados:

Projectos orientados de I&D no âmbito de Parcerias Internacionais

Recebidas 89 propostas em colaboração com a Indústria

Em 2008 a FCT recebeu 89 propostas para projectos orientados de I&D no âmbito dos 3 concursos públicos abertos através dos programas MIT-Portugal, CMU-Portugal e UTAustin-Portugal para o financiamento de actividades de I&D em consórcio entre pelo menos dois centros de investigação nacionais, empresas e as Instituições norte-americanas associadas a cada programa. Os concursos foram anunciados no início de 2008 e estiveram abertos entre Julho e 15 de Outubro. O investimento total solicitado por estes projectos ascende a 22,5 M€ para um período de três anos, envolvendo um leque alargado de instituições científicas nacionais e grupos universitários de investigação.

As propostas recebidos serão avaliados por painéis de peritos internacionais de reconhecido mérito, estabelecidos após audição dos responsáveis das Instituições norte-americanas associadas a cada programa, sendo presididos respectivamente por:

Concurso para Projectos no âmbito do Programa MIT-PortugalPainel de Avaliação »»
  • Professor Henk Sol, Professor, Universidade de Groningen e Universidade Técnica de Delft, Presidente do Comité Externo de Acompanhamento do Programa MIT-Portugal.
Concurso para Projectos no âmbito do Programa CMU-Portugal Painel de Avaliação »»
  • Angel Jordan(Chair), Professor (Emeritus), Carnegie Mellon University, ex-Director do Software Engineering Institute.
  • Raj Reddy, Professor, Carnegie Mellon University, (Co-Chair).
Concurso para Projectos no âmbito do Programa UTAustin-PortugalPainel de Avaliação »»
  • Robert Peterson, Professor e Vice-presidente para a Investigação, Universidade do Texas em Austin.

Os restantes membros dos painéis de avaliação serão disponibilizados em breve através do sítio da internet da FCT. O processo de avaliação decorrerá até ao final de Dezembro de 2008 e os projectos aprovados serão iniciados no início de 2009.

O processo de avaliação e selecção dos projectos de investigação é baseado em critérios previamente definidos nos vários temas abertos a concurso, incluindo a relevância do projecto, o mérito científico, originalidade e resultados esperados da actividade proposta, a capacidade de integração de jovens investigadores, a integração dos resultados de investigação no tecido empresarial e grau de envolvimento de equipas de colaboradores de empresas, assim como o nível de envolvimento institucional e de co-financiamento privado.