Skip nav

Acções Marie Curie

Ferramentas de busca

Acções Marie Curie

Redes de Formação Inicial

7º Programa-Quadro de ID&T
Programa Pessoas

O que são?

As Redes de Formação Inicial Marie Curie são parcerias internacionais criadas por equipas de investigação em diferentes Estados Membros ou Estados Associados, que através de um projecto conjunto promovem a formação inicial de investigadores em início de carreira. Estes projectos destinam-se a criar capacidades de investigação e actividades complementares, ajudando os jovens investigadores a integrar equipas de investigação já estabelecidas, e a tornar mais atractivas suas perspectivas de carreira.

Quem pode candidatar-se?

Numa primeira fase, as instituições, podendo submeter diferentes tipos de projectos em parceria:

  • Redes de Formação Inicial "Multi-partner" que consistem em projectos que envolvem 3 parceiros estabelecidos em pelo menos 3 Estados-Membros/Estados Associados do PQ, como parceria mínima, sendo ainda possível a participação de outros Países, nomeadamente, Países Terceiros ou Organizações Internacionais.
  • European Industrial Doctorates (EID) trata-se de um projecto piloto, sendo o seu orçamento de 20 M€: são projectos que envolvem dois participantes, uma instituição académica e uma instituição do sector privado, estabelecidos em dois Estados-Membros ou Estados-Associados diferentes.
  • Innovative Doctoral Programmes (IDP): Um único participante que coordena uma rede de parceiros associados. O participante deverá estar estabelecido num Estado-Membro ou num Estado-Associado do PQ.
Quais são as áreas de Investigação?

Os projectos incluem todas as áreas de investigação científica e tecnológica de interesse para a União.

Como funciona?

As redes são seleccionadas competitivamente na sequência de um processo de avaliação. As propostas são avaliadas por peritos externos independentes, em função de critérios pré-definidos, e seleccionadas para financiamento por períodos até 4 anos.

Que despesas estão cobertas por este financiamento?

O financiamento destina-se a, numa segunda fase, a:

  • Recrutar os investigadores nos primeiros 5 anos da sua carreira para formação inicial.
  • Recrutar os investigadores experientes de renome na formação inicial e na investigação em colaboração que reforcem a transferência de conhecimento;
  • Apoiar actividades no âmbito da Rede, tais como a organização de seminários e conferências que envolvam os investigadores participantes nas redes e investigadores externos.
O Convite foi lançado no"Participant Portal" no dia 10 de Julho de 2012

Data limite para submissão de candidaturas: 22 de Novembro de 2012, 17:00:00, hora de Bruxelas (16:00:00, hora de Lisboa).

Para mais informações, contactar o Ponto de Contacto Nacional:

Ana Mafalda Dourado
Ana.Mafalda@fct.pt
GPPQ
(351) 213917640
(351) 927430673

A informação nesta página foi obtida a partir de uma publicação da Comissão Europeia sobre as Acções Marie Curie, sob a supervisão e com esclarecimentos adicionais do Ponto de Contacto Nacional.