Skip nav

Maratona da Saúde

Prémios apoiados pela FCT

Prémios Maratona da Saúde 2017

Visão Geral e objetivos

A FCT e a Maratona da Saúde Associação (MdS) pretendem, através da edição de 2017 dos Prémios Maratona da Saúde, apoiar a Investigação em Doenças Cardiovasculares.
Serão distinguidos os dois melhores projetos de investigação científica na área das Doenças Cardiovasculares, a serem desenvolvidos em Portugal.

O Protocolo entre a MdS e a FCT, celebrado em setembro de 2014, prevê o apoio da FCT no processo de candidatura, incluindo a definição da composição do Júri, e os processos de receção e submissão das candidaturas para o referido Júri. O financiamento a ser atribuído aos projetos de investigação selecionados provém de donativos angariados durante o espetáculo televisivo da MdS, transmitido pela RTP, e através de outros financiamentos obtidos ao longo de todo o ano em iniciativas desenvolvidas de norte a sul do país.

Documentos do Concurso

Datas Importantes

  • Data limite para submissão de candidaturas: 2 de novembro e as 17h (hora de Lisboa) do dia 4 de dezembro de 2017

Financiamento e duração

Aos dois melhores projetos apresentados será atribuído o montante unitário de €25.000 (vinte e cinco mil euros) para um período máximo de dois anos, com início entre maio e outubro de 2018.

Destinatários e elegibilidade

Podem concorrer investigadores e/ou médicos, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há mais de dois anos, à data de abertura do concurso. São incentivadas as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras.

Apresentação de Candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento em inglês de formulário próprio disponível aqui, acompanhado do Curriculum Vitae do investigador responsável (1 página A4, em inglês). Caso pretenda ficar com uma cópia do formulário de candidatura, deverá imprimi-lo antes de o submeter.

Prazo de candidatura

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 2 de novembro e as 17h (hora de Lisboa) do dia 4 de dezembro de 2017.

Avaliação e seleção das candidaturas

A avaliação das candidaturas é realizada por um Júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da MdS ratifica a decisão do Júri e informa a Direção da MdS, que aprovará os vencedores de acordo com as recomendações de ambos.

Informações

Todas as questões relacionadas com este Concurso devem ser direcionadas para:

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Edital e Regulamento do Concurso.