Skip nav

PD-F

Programas de Doutoramento FCT

Visão Geral e Objetivos

Em destaque

30.05.2014 - Nos concursos de 2012 e 2013 foram aprovados, até ao momento, 96 Programas de Doutoramento FCT. Consulte aqui a lista completa e um resumo dos resultados.

A FCT pretende contribuir para formar a próxima geração de investigadores e docentes altamente qualificados, através do apoio a Programas de Doutoramento competitivos a nível internacional. Os Programas de Doutoramento FCT têm como objetivo aproximar instituições de ensino superior, instituições de I&D e empresas, de forma a:

  • Promover a formação pós-graduada de excelência, baseada em investigação internacionalmente competitiva;
  • Fomentar a colaboração e partilha de recursos entre instituições portuguesas, e contribuir para o reforço da qualidade, relevância e reconhecimento internacional das instituições;
  • Dotar os estudantes de competências profissionais transversais para que se tornem cientistas de excelência e também membros ativos das comunidades académica e socioeconómica em que se encontram.

Os Programas de Doutoramento FCT subdividem-se em três tipos:

  1. Nacionais - o programa inclui no mínimo uma universidade ou instituto universitário e uma instituição de I&D registada na FCT, ambos portugueses.
  2. Em Ambiente Empresarial – o programa inclui no mínimo uma uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT e uma empresa com atividade significativa de I&D.
  3. Internacionais – o programa inclui no mínimo uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT e uma instituição de ensino superior ou uma unidade de I&D estrangeira.

Estão incluídos no financiamento dos Programas de Doutoramento da FCT os seguintes apoios:

  • Bolsas de Doutoramento (nacionais ou mistas) de três ou quatro anos (máximo) e/ou Bolsas de Investigação Científica (BIC) com a duração máxima de um ano;
  • Cursos avançados, rotações laboratoriais ou outros trabalhos de campo, adequados aos objetivos científicos do Programa de Doutoramento FCT.

O financiamento dos Programas de Doutoramento FCT tem a duração de quatro anos, dependendo a sua continuação de decisão da FCT, mediante parecer da Comissão de Avaliação dos Programas de Doutoramento.

O número de Programas de Doutoramento financiados pela FCT em cada concurso é limitado, e resultado de uma seleção por especialistas de mérito internacionalmente reconhecido. Até à data foram aprovados 96 Programas de Doutoramento FCT, nos concursos de 2012 e 2013.