Skip nav

Projetos para Preparação de Propostas para o European Institute of Technology

Em destaque

10.10.2013 - A pedido da comunidade científica e pelo interesse estratégico deste concurso, a FCT decidiu prorrogar o prazo de candidaturas até 24 de outubro de 2013, às 17 horas (hora de Lisboa).

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O European Institute of Innovation and Technology (EIT) é uma organização da União Europeia que reúne o ensino superior, a investigação e as empresas em torno de áreas de grande impacto societal, através das Knowledge and Innovation Communities (KICs). O objetivo do EIT é aumentar o crescimento sustentável e a competitividade da Europa, reforçando a capacidade de inovação da União Europeia. As KICs reúnem centenas de parceiros em centros de co-localização distribuídos pela Europa.

A FCT pretende apoiar a entrada de equipas portuguesas nas novas KICs através da implantação de centros de co-localização em Portugal. Com esta finalidade, a FCT lança um concurso para apoiar projetos de criação de programas de trabalho (“business plans”) para a implantação de centros de co-localização de uma KIC. As propostas seleccionadas deverão integrar consórcios europeus no âmbito do concurso do EIT para as KICs (EIT-KIC 2014).

As áreas de I&D abrangidas por este concurso são: inovação para uma vida saudável e o envelhecimento ativo; e matérias-primas.

Este concurso será integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Educação e Ciência (MEC), com um orçamento de € 200.000.

Financiamento

As propostas aprovadas receberão até €50.000, que abrangem o período de tempo até à submissão da candidaturas pelo consórcio europeu ao concurso EIT-KIC 2014 em que o centro de co-localização em Portugal estará integrado. O período de execução de cada projeto não pode ultrapassar os doze meses de duração.

Elegibilidade

As candidaturas devem integrar atores chave dos três vértices do triângulo de conhecimento: investigação, universidades e empresas.

Podem candidatar-se equipas de investigação das seguintes entidades: Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos (dedicadas a I&D); empresas (inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas no Portal de Concursos entre o dia 10 de julho e as 17 horas (hora de Lisboa) de 24 de outubro de 2013.

Antes da submissão de candidatura, recomenda-se a leitura do Guião de Candidatura e Avaliação deste concurso, assim como o Regulamento para projetos de I&D financiados pela FCT.

Avaliação

A avaliação será efetuada por um painel de avaliadores independentes, de acordo com o mérito científico do projeto, baseado nos seguintes critérios:

  1. Mérito científico e caráter inovador do projeto numa ótica internacional
  2. Mérito científico da equipa de investigação
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional

Contactos

Para mais informações ou questões sobre o concurso: concursoprojetos2013@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.