Skip nav

Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2014

Em destaque

04.04.2016 - Concurso de Projeto de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2014
Vai iniciar-se a disponibilização dos Termos de Aceitação (TA) dos projetos propostos para financiamento no âmbito deste concurso. Neste conjunto incluem-se 384 projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais, os quais são regidos pelo Regulamento de 2010 em vigor e cujo TA é disponibilizado pela FCT. Os restantes 305 projetos, cuja candidatura foi submetida ao Balcão 2020 em novembro de 2015 e aprovada em 31.03.2016 pelo COMPETE e POLisboa, são cofinanciados por fundos estruturais, e consequentemente regidos pelo Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI) e têm o seu Termo de Aceitação disponibilizado através do Balcão 2020.

Faz-se notar que, no futuro, todos projetos serão regidos por regulamentos semelhantes, para o que a FCT está já a elaborar um novo regulamento, que se pretende alinhado com as disposições do RECI, para projetos financiados exclusivamente com fundos nacionais. Neste concurso, o regulamento aplicável aos projetos que não foram submetidos ao Balcão 2020 é aquele que estava em vigor à data da submissão das candidaturas, sendo que qualquer alteração, para além de outras considerações legais, implicaria a aprovação e homologação de um novo regulamento, o que carece de um período de consulta pública de 30 dias úteis, ao qual se seguiria um período de incorporação das sugestões recebidas, o que atrasaria o processo de homologação em mais de dois meses.

A FCT envidou todos os esforços para acelerar o processo de contratualização destes projetos, estando ainda garantidas as condições para a disponibilização dos Termos de Aceitação no mesmo momento, independentemente da origem das fontes de financiamento.

04.11.2015 - As candidaturas recomendadas para financiamento na sequência do Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2014 são financiadas através de fundos nacionais e, quando elegíveis, cofinanciados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), previstos no Acordo de Parceria com a Comissão Europeia, Portugal 2020. Os projetos elegíveis para comparticipação FEEI serão formalmente convidados pelo COMPETE 2020 para submissão de candidaturas a Projetos de IC&DT. O convite e informação adicional, incluindo a lista de projetos elegíveis, está disponível no website do COMPETE 2020.

07.08.2015 - Após avaliação, 689 candidaturas foram recomendadas para financiamento (taxa de sucesso de 13%), num montante global de 118,7 milhões de euros. Decorre o período de audiência prévia.

  • As candidaturas distribuem-se por domínio científico da seguinte forma: 2 112 em Ciências Exatas e da Engenharia; 1 038 em Ciências da Vida e da Saúde; 1 236 em Ciências Naturais e do Ambiente e 1 073 em Ciências Sociais e Humanidades.
  • As reuniões dos Painéis de Avaliação decorrerão em Lisboa entre 17 junho e 3 julho 2015.

Visão Geral e Objetivos

Documentos do Concurso

Datas importantes:

  • Data limite para candidaturas: 29 janeiro 2015

Através deste concurso para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, a FCT pretende apoiar ideias inovadoras em todos os domínios científicos, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento, e que demonstrem capacidade de ter impacto internacional, em termos de produção científica.

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses.

Para este concurso está previsto uma dotação orçamental de 70 milhões de euros. Os projetos aprovados serão financiados for fundos nacionais provenientes do Orçamento de Estado.

Financiamento

O limite máximo de financiamento por projeto é de 200 000 €, por 36 meses (prorrogável, excepcionalmente, até 12 meses).

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação de instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; instituições privadas sem fins lucrativos (que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia); empresas (desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

O Investigador Responsável da candidatura deverá ter no mínimo 35% de tempo dedicado ao projeto.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em inglês, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.
Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 25 de novembro de 2014 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 29 de janeiro de 2015.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes, constituídos por domínio/área científica. O mérito de cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:
A – Mérito científico e carácter inovador do projeto, a nível internacional
B - Mérito científico da equipa de investigação
C – Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental
D – Contributo do projeto para a acumulação de conhecimento e competências em ciência e tecnologia em Portugal
E – Potencial da valorização económica da tecnologia

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.  

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.