Skip nav

Nónio de Pedro Nunes
Saiba mais no Ciência Viva...

Concursos de I&D

Concurso de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em História da Ciência — 2009

Edital

Objectivos e Prioridades

No âmbito do programa de estímulo ao desenvolvimento da História da Ciência em Portugal promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre o primeiro concurso para projectos de investigação no domínio da História da Ciência em Portugal.

O programa tem como objectivos promover o desenvolvimento e reforço de competências no domínio da História da Ciência em Portugal, concorrer para a valorização do património cultural e científico do País e apoiar a especialização da comunidade científica nesta área, tornando-a mais competitiva no contexto nacional e internacional.

Este primeiro concurso integra uma componente específica, embora não exclusiva, dedicada à História da Ciência nos últimos cem anos, coincidindo com a preparação da celebração do Centenário da República, 100 anos de República, 100 anos de Ciência, sendo dada preferência neste caso a projectos com duração entre um e dois anos.

O presente concurso é dirigido à comunidade especializada, às instituições académicas e científicas, assim como a outras organizações públicas e privadas, e pretende estimular a constituição e reforços de redes nacionais e internacionais de cooperação em História da Ciência.

Entidades Beneficiárias

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação das seguintes entidades:

  1. Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
  2. Laboratórios Associados;
  3. Laboratórios do Estado;
  4. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
  5. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em actividades de investigação científica.

Financiamento

O valor máximo de financiamento por projecto é de 200 000€.

Apresentação de Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 27 de Abril de 2009 e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 30 de Junho de 2009, em formulário electrónico próprio e submetidas electronicamente através do sítio

https://concursos.fct.pt/projectos/

Não serão financiados projectos cujos Investigadores Responsáveis ultrapassem os 100% de tempo dedicado a projectos de investigação financiados pela FCT.

Não serão aceites candidaturas cujos Investigadores Responsáveis ou Instituições Proponentes se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução Científica ou Financeira e devolução de saldos de projectos anteriores.

A duração máxima dos projectos a apoiar é de três anos.

Metodologia de Selecção dos Projectos a Apoiar

A avaliação será efectuada por um painel internacional de avaliadores independentes.

A metodologia de selecção e hierarquização dos projectos é baseada no indicador de Mérito do Projecto que assenta nos seguintes critérios, que são detalhados no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projecto numa óptica internacional,
  2. Mérito científico da equipa de investigação,
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental,
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do SCTN (efeitos e resultados esperados).

Para efeitos de selecção e decisão de financiamento, os projectos serão objecto de hierarquização por ordem decrescente da classificação obtida no processo de avaliação.

Divulgação e Informação Complementar

O presente Edital e outras peças e informações relevantes estão disponíveis no sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através de

projectos.historiaciencia@fct.pt

Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas a

webmaster@fct.pt