Skip nav

Projectos de I&D

Concurso para Projetos Exploratórios do Programa Carnegie Mellon Portugal – 2013

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O Programa Carnegie Mellon Portugal é uma plataforma de educação, investigação, e inovação que integra universidades, instituições de investigação e empresas portuguesas em cooperação com a Carnegie Mellon University (CMU). A parceria foi lançada em 2006, e renovada por mais cinco anos em 2012, com a missão de colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de Tecnologias de Informação e Comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. Com o objetivo de apoiar a criação de novas iniciativas com elevado potencial de impacto, o Programa está a lançar uma linha de financiamento para projetos exploratórios, designados Early Bird Projects.

Os Early Bird Projects destinam-se a apoiar pequenas equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University e de parceiros empresariais, a arrancar atividades com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa.

Financiamento

Este concurso financia exclusivamente a participação das equipas de investigação portuguesas. A participação das equipas da Carnegie Mellon University poderá ser financiada pelo Information and Communication Technologies Institute (ICTI) na Carnegie Mellon University.

O total de financiamento máximo às instituições universitárias e de investigação portuguesas para cada projeto é de 30.000,00 €.

Prevê-se apoiar 5 a 10 projetos com uma duração máxima de 18 meses, sendo valorizadas as candidaturas cuja duração for igual ou inferior a 12 meses.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação de instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; instituições privadas sem fins lucrativos (que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT, nas Guidelines for Early Bird Projects Proposals Writing, nos Terms of Reference for the Early Bird Projects Call for Proposals, e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 7 novembro e as 17 horas (hora de Lisboa) de 18 dezembro de 2013.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. O mérito de cada proposta será avaliado segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projeto numa ótica internacional;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  5. Potencial da valorização económica da tecnologia.

Mais informação acerca do processo de avaliação disponível no Guide for Peer Reviewers.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas ao Programa Carnegie Mellon Portugal através do endereço de correio eletrónico inquiries@cmuportugal.org.

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico projetosCMU@fct.pt.

Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico webmaster@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.