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Projetos de I&D

Instruções para o portal de concursos de projetos

Autenticação no portal de projetos

Para poder utilizar o portal de projetos da FCT e apresentar candidaturas aos diversos concursos para projetos de I&D precisará de ter-se registado no Sistema de Informação e Gestão da FCT (FCTSIG). Poderá estar numa das seguintes situações:

Registou-se no passado e tem credenciais válidas.

Então basta introduzi-las em

https://concursos.fct.pt/projectos

Registou-se no passado mas perdeu as suas credenciais ou não funcionam e o seu contacto por email mantém-se.

Recupere-as em

https://sig.fct.pt/fctsig/?do=esqueceu

e introduza as credenciais que receberá por email em

https://concursos.fct.pt/projectos

Registou-se no passado mas perdeu as suas credenciais ou não funcionam e o seu contacto por email de então já não está ativo.

Contacte credenciais@fct.pt. Terá que responder a algumas perguntas para provar que é a mesma pessoa.

Introduza as credenciais que receberá por email em

https://concursos.fct.pt/projectos

Nunca se registou no FCTSIG.

Registe-se em

https://sig.fct.pt/fctsig/?do=registo

e introduza as credenciais que receberá por email em

https://concursos.fct.pt/projectos

Dados curriculares

Investigador responsável

Uma parte essencial do seu processo de candidatura a um concurso de projetos é o fornecer à FCT uma versão atualizada em língua inglesa do seu currículo. Tal não é uma funcionalidade do portal de concursos mas sim do portal de currículos integrado no FCTSIG disponível em

https://sig.fct.pt/fctsig/cv

As credenciais de acesso são as mesmas do portal de projetos.

Outros investigadores

Os participantes num projecto para além do Investigador Responsável não precisam de aceder ao portal de projetos. Precisam no entanto de:

  • Registar-se no FCTSIG como descrito acima para o Investigador Responsável.
  • Fornecer ao Investigador Responsável a chave de associação que recebem do FCTSIG ao registarem-se ou ao pedir novas credenciais. Note-se que qualquer novo pedido de credenciais pode invalidar a chave de associação.

Após a autenticação bem sucedida no portal de concursos

Listas de candidaturas e concursos

Após autenticar-se com sucesso no portal de concursos verá a página da Lista de candidaturas que permite ou voltar a trabalhar numa delas ou iniciar o seu trabalho numa nova. A partir de agora assumimos que se trata deste último caso, apresentando os diversos passos pela ordem que normalmente encontrará. Para tal acione a ligação na linha com o texto Se pretender criar uma nova candidatura use o Registo de Novas Candidaturas.

Desta forma acedeu a uma lista de todos os concursos de projetos acessíveis através deste portal que se encontram abertos, devendo então apontar para aquele a que se pretende candidatar.

Em seguida é-lhe facultado um formulário onde deverá indicar o título do projecto (em português e em inglês) e a área científica e respetiva subárea, se aplicável.

Os dados introduzidos poderão ser posteriormente modificados pelo IR durante o período de abertura do concurso, enquanto a candidatura não for lacrada. Note que foi atribuída uma referência à sua candidatura.

Ao terminar a inicialização de uma candidatura com título e área científica reaparece a página com a lista de candidaturas em que foi acrescentada uma linha correspondente à nova candidatura. A lista permite visualizar todas as candidaturas de projetos de que é Investigador Responsável, com indicação do estado em que cada uma se encontra.

Para iniciar o trabalho na nova candidatura prima a respetiva referência.

Sumário do projecto

Esta página apresenta uma visão global da candidatura com todos os seus elementos. Aqui poderá também remover um projecto da sua área de trabalho. Os dados de um projecto que seja removido continuarão até ao final do concurso a constar na nossa base de dados, pelo que, se foi removido por engano, poderá ser recuperado contactando webmaster@fct.pt.

Esta página apresenta uma ligação Validar e lacrar candidatura que permite aceder à validação do formulário e, quando tal for satisfeito e o IR considerar que completou a candidatura, submeter a candidatura.

Formulário de candidatura

O formulário de candidatura estará disponível pelo menos durante o período em que o concurso a que o projecto se refere se encontra aberto.

Todo o formulário de candidatura deve ser preenchido em inglês, à excepção dos campos em que é pedido explicitamente o preenchimento em português.

O formulário está dividido em 9 quadros:

  1. Identificação do projeto

    Informação sobre o título e área científica (principal e secundária) do projeto, palavras chave, data de início do projeto e sua duração. O financiamento solicitado é calculado automaticamente a partir do preenchimento dos quadros do orçamento.

  2. Instituições participantes

    As instituições estão classificadas em:

    • Instituição Proponente
    • Instituições Participantes
    • Unidade de Investigação Principal
    • Unidades de Investigação Adicionais
    • Instituição de Acolhimento

    As instituições participantes são inseridas uma a uma dentro do respetivo quadro. Se a instituição pretendida não se encontrar na lista deverá preencher o formulário disponibilizado para o efeito e seguir as instruções. A designação de Unidade de Investigação está reservada de acordo com critérios da FCT incluindo nomeadamente as que são objeto de financiamento plurianual.

  3. Componente Científica

    A Componente Científica da candidatura organiza-se da seguinte forma:

    1. Sumário (em português e inglês)
    2. Descrição Técnica
      1. Revisão da Literatura
      2. Plano de Investigação e Métodos
      3. Tarefas
      4. Calendarização e Gestão do Trabalho
    3. Referências Bibliográficas
    4. Publicações Anteriores
    5. Ressubmissão de Candidatura
  4. Equipa de Investigação

    O quadro da equipa de investigação divide-se em 2 secções:

    Lista de elementos da equipa

    Nesta lista cada investigador deverá fornecer a sua chave de associação para ser adicionado como membro da equipa. Após efetuada esta operação, é apresentada para escolha a percentagem de participação no projeto. O curriculum vitae do investigador deve ser atualizado em https://sig.fct.pt/fctsig/cv, caso tal ainda não tenha sido feito.

    Lista de outros elementos a contratar durante a execução do projeto

    Estes elementos são automaticamente adicionados à equipa através do quadro justificação dos recursos humanos, indicando o nº de pessoas e o tipo de vínculo.

  5. Outros projetos
    • projetos financiados

      Os projetos financiados do mesmo IR podem ser adicionados de duas formas conforme se trate de um financiamento da FCT ou de outra entidade.
      No caso de se tratar de um financiamento atribuído pela FCT deverá ser fornecida a referência do projeto o que aciona a importação automática de dados referentes ao projecto, alguns dos quais passíveis de correção ou de completação.

      Para projetos financiados por outras instituições, é necessário preencher a referência e, seguidamente, todos os elementos do projeto.

    • Candidaturas similares

      É obrigatório referir qualquer outra candidatura similar à corrente que possa vir a configurar, se ambas forem aceites, uma situação irregular. A interface é análoga à usada para indicar projetos financiados.

    • Projetos a Associar à Linha de Investigação de Excelência

      Tipicamente os projetos de IC&DT em linhas de investigação de excelência devem agrupar pelo menos três projetos de investigação com financiamento obtido em concursos competitivos nos últimos 5 anos.

      Os projetos financiados do mesmo IR ou de outros membros da equipa de investigação podem ser adicionados de duas formas conforme se trate de um financiamento da FCT ou de outra entidade.

      No caso de se tratar de um financiamento atribuído pela FCT deverá ser fornecida a referência do projeto o que aciona a importação automática de dados referentes ao projeto, alguns dos quais passíveis de correção ou de completação.

      Para projetos financiados por outras instituições, é necessário preencher a referência e, seguidamente, todos os elementos do projeto.

  6. Indicadores previstos
  7. Orçamento

    É obrigatório preencher um quadro de orçamento para a Instituição Proponente e para cada uma das Instituições Participantes. O total dos valores inscritos representa o financiamento solicitado. Adicionalmente, e quando aplicável, deve ser preenchido o quadro Plano de Financiamento.

    As rubricas orçamentais podem incluir (dependendo do estabelecido no edital do concurso):

    1. Recursos humanos

      Os recursos humanos propostos nesta rubrica aparecerão automaticamente na secção de Equipa de investigação.

    2. Missões

      O total desta rubrica deve corresponder ao total que é apresentado no quadro Orçamento Global na secção Orçamento.

    3. Consultores

      O total desta rubrica deve corresponder ao total que é apresentado no quadro Orçamento Global na secção Orçamento.

      Dada a importância dos Consultores para a avaliação da execução do projeto e da equipa, as indicações de nome e instituição devem ser não ambíguas de maneira a possibilitar a sua fácil identificação pelo painel de avaliação. Recomenda-se a existência na Internet de um pequeno currículo público atualizado e facilmente localizável.

    4. Aquisição bens e serviços

      O total desta rubrica deve corresponder ao total que é apresentado no quadro Orçamento Global na secção Orçamento.

    5. Registo de patentes

      O total desta rubrica deve corresponder ao total que é apresentado no quadro Orçamento Global na secção Orçamento.

    6. Adaptação de edifícios e instalações

      As adaptações de edifícios e instalações imprescindíveis à realização do projeto, nomeadamente por razões ambientais ou de segurança.

    7. Equipamento

      O total desta rubrica deve corresponder ao total que é apresentado no quadro Orçamento Global na secção Orçamento.

    8. Despesas Gerais
  8. Justificação do orçamento

    A justificação do orçamento deverá ser inscrita por rubrica. O total de cada uma das rubricas deverá ser igual ao indicado no quadro Orçamento Global. Não existe transferência automática de verbas entre os dois quadros.

  9. Ficheiros Anexos

    Esta secção destina-se à inserção de documentos que contendo informação não transmissível nos campos de texto: fórmulas, esquemas, diagramas, gráficos ou imagens. Não serão considerados outros documentos para além dos do tipo mencionado. O espaço máximo reservado por candidatura é de 10MB. Para assegurar compatibilidade só são autorizados os seguintes formatos:

    • GIF (Graphics Interchange Format)
    • JPEG (Joint Photographic Experts Group)
    • PDF (Portable Document Format)
    • PNG (Portable Network Grpahics)
  10. Conflitos de Interesse

    Esta secção destina-se a identificar os avaliadores que constituam um claro conflito de interesse na avaliação do projeto.

Documentação adicional a submeter

Existe um conjunto de documentos e informações adicionais a submeter à FCT após o encerramento do concurso. Incluem:

Declaração de Compromisso

A Declaração de Compromisso fica disponível para impressão após a lacragem da candidatura. Depois de impressa, devidamente assinada e autenticada deverá ser feito o upload de um fac simile em formato PDF num prazo de 10 dias úteis após o encerramento do concurso. Em caso de aprovação da candidatura poderá ser necessário, se solicitado, enviar o original para a FCT por correio registado, com aviso de receção.

Este ponto é assegurado pelo portal de concursos após a lacragem.

Adicionalmente as instituições envolvidas deverão fornecer informações à FCT relativamente a:

Declarações de inexistência de dívidas à Segurança Social e Fazenda Pública

As Instituições Proponentes e Participantes deverão disponibilizar à FCT credenciais para verificação desta informação em portais oficiais (condição necessária à contratualização do projeto).

Dados adicionais necessários às candidaturas com comparticipação FEDER

Eventuais dados das Instituições Proponentes e Participantes necessários à aceitação de uma candidatura com comparticipação FEDER deverão ser submetidos.

Outra documentação

O documento que está a acabar de ler concentra-se numa discussão sucinta dos mecanismos de submissão de uma candidatura. Se pretende apoio qualitativo sobre o que torna uma candidatura bem apresentada para efeitos de avaliação sugere-se a consulta do Guião de Candidatura. Além disso existe documentação adicional disponível depois de aceder ao portal de concursos e iniciar o preenchimento duma candidatura. Em particular diversos pontos do formulário estão marcados com um ícone de informação info que, através de uma hiperligação, dá acesso a detalhes específicos desse ponto.