Skip nav

Projectos de I&D

Concurso de Projectos de I&D em Investigação Clínica

Na sequência do “Compromisso com a Ciência” e no âmbito da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Saúde, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia abre concurso público para financiamento de projectos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico na área da investigação médica.

TEMÁTICAS

Os projectos devem ser apresentados na área de Investigação Clínica, atendendo às prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Saúde e no programa do Governo, nomeadamente as doenças cardiovasculares, oncológicas, infecciosas, do foro mental, ou os problemas de saúde especialmente associados aos grupos mais vulneráveis da população portuguesa. As patologias e domínios da intervenção clínica visados poderão abarcar cuidados desenvolvidos nos diferentes níveis: ambulatório, domiciliário e hospitalar.

PERÍODO DE CONCURSO

Este concurso encontra-se aberto no período compreendido entre 10 de Setembro e 29 de Outubro de 2007.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se equipas de investigação de instituições públicas ou privadas com curriculum vitæ científico reconhecido em domínios de relevância para a execução dos projectos

DURAÇÃO DOS PROJECTOS

Os projectos a financiar terão a duração máxima de 3 anos.

FINANCIAMENTO

Este programa é co-financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Ministério da Saúde.

O valor indicativo para o limite máximo de financiamento é de € 200 000 por projecto.

FORMULÁRIO E REGULAMENTO

O formulário do concurso está disponível na Internet em concursos.fct.pt/projectos/ e o regulamento em www.fct.mctes.pt/projectos/Inv-Clinica/regulamento.

AVALIAÇÃO E SELECÇÃO

A avaliação será efectuada por um Painel de Avaliação composto por avaliadores independentes, designado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O processo de avaliação e selecção dos projectos de investigação é baseado nos seguintes critérios:

  • Mérito científico, originalidade, metodologia e resultados esperados da actividade proposta;
  • Mérito científico da equipa de investigação e qualificações para execução do projecto;
  • Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental.

Serão ainda tidos em conta os seguintes aspectos:

  • Relação do projecto com as áreas prioritárias estabelecidas no Plano Nacional de Saúde e no programa do governo;
  • Pendor aplicado da investigação e o seu contributo para redes de conhecimento inter-disciplinares e internacionais;
  • Carácter inovador.

CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário electrónico próprio (redigidas em língua inglesa) e enviadas, através da Internet, até às 24 horas do dia 29 de Outubro de 2007, devendo ser complementadas por um exemplar impresso do Termo de Responsabilidade.

INFORMAÇÕES

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas ao Serviço de Programas e Projectos da FCT (10.00-12.30/14.30-17.00h), pelo telefone 21 3924300 ou através de projectos@fct.pt

Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas pelo telefone 21 3924489 ou através de concursoprojectos@fct.pt.


Os projectos aprovados serão financiados por fundos nacionais e poderão vir a ser também financiados por fundos estruturais da União Europeia de acordo com os respectivos regulamentos.


Projectos deste concurso vieram efectivamente a ser co-financiados por fundos FEDER no âmbito do programa COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade.

Compete
Compete