Skip nav

Projectos de I&D

Programa UTAustin-Portugal - 2017
Concurso para Projetos de Investigação Exploratória

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: 25 janeiro 2017 até 23 março 2017, 17:00 (hora de Lisboa)

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

O objectivo deste concurso é o de promover e financiar projetos científicos exploratórios propostos por equipas de especialistas e investigadores em áreas relacionadas com:

Investigação de Tecnologias Emergentes “Colab”

  • Conteúdos Digitais;
  • Computação Avançada;
  • Matemática;
  • Nanotecnologias.

Áreas cientificas definidas no contexto do “AIR Center”

  • Ciências Espaciais;
  • Energias de Tecnologias Limpas;
  • Ambiente, Ciências Atmosféricas e Alterações Climáticas;
  • Ciências Oceânicas;
  • Ciência dos Dados, Infraestruturas Cibernéticas e e-Ciência.

Os Projetos desenvolvidos deverão, preferencialmente, contribuir para os desenvolvimentos científicos e objetivos da iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center), descritos no documento “Towards a Science and Technology agenda for an integrative approach to the Atlantic: Climate Change and Energy Systems, Space and Ocean Sciences, through North-South cooperation”.

Financiamento

O financiamento total disponível para as instituições de investigação portuguesas no âmbito deste concurso é de €1,400,000 (um milhão e quatrocentos mil euros), dependendo do desenho da proposta e da justificação do orçamento. Prevê-se o financiamento de 14 (catorze) projetos de investigação exploratória, até máximo de €100,000 (cem mil euros) para o período de 1 (um) ano por projeto.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades:

  • Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Unidades de I&D;
  • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
  • Instituições privadas, sem fins lucrativos, que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Os projetos de investigação de caráter exploratório candidatos ao presente Aviso para Apresentação de Candidaturas (AAC) devem devem:

  • assumir, de acordo com o estabelecido na alínea b) do n.º 1 do artigo 4º do Regulamento de Projetos FCT, a modalidade de “projetos em copromoção”, realizados em consórcio, sendo obrigatória a participação de dois grupos de investigação de entidade beneficiarias distintas referidas no ponto 2 do AAC;
  • ter obrigatoriamente a participação de um professor/investigador formalmente associado à Universidade do Texas em Austin.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, entre o dia 25 de Janeiro de 2017 e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Março de 2017, em formulário eletrónico próprio no Portal de Concursos.

As candidaturas devem incluir o formulário on-line da FCT e o Anexo, igualmente relevantes para a avaliação.

Recomenda-se a leitura das Guidelines for UTAustin Portugal Program Exploratory Projects Call, Aviso de Apresentação de Candidaturas (AAC) do Concurso e do documento UTAustin Portugal Program: 2017 – Terms of Reference for the Call Proposals.

Avaliação

O método a utilizar na seleção e ranking de candidaturas encontra-se descrito nos documentos Guide for Peer Reviewers – UTAustin Portugal Call for Exploratory Projects e Terms of Reference for the 2017 Call for Exploratory Projects UTAustin Portugal

  1. Mérito científico e natureza inovadora do projecto, preferencialmente no âmbito das prioridades abordadas pela iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center);
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  5. Potencial da valorização económica da tecnologia.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas ao Programa UT Austin|Portugal através de email para: cc@fct.unl.pt

Informações sobre os conteúdos do formulário de candidatura podem ser obtidos através de email para: projetosUTA@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.