Skip nav

Bolsas de Investigação para Doutorados nos National Institutes of Health(USA)

CONCURSOS

  • 2016 (Fase prévia de 5 abril a 15 junho 2016)
  • 2015 (Fechado)
  • 2014 (Fechado)

RESULTADOS

  • 2 Bolsas de Investigação NIH-FCT atribuídas no concurso de 2014

A FCT e os National Institutes of Health (NIH) assinaram um acordo colaborativo de cinco anos, com vista à concessão de bolsas de investigação a doutorados portugueses.

O programa de bolsas NIH-FCT proporciona, a doutorados portugueses com currículos de elevado mérito e excecional excelência científica, a oportunidade de realizar projetos de investigação nos mais de 1200 centros e laboratórios que compõem a rede dos National Institutes of Health (NIH). Os investigadores selecionados serão integrados no NIH Intramural Research Program.

O programa tem como objetivos:

  • Estabelecer um plano de carreira para cientistas portugueses que demonstrem capacidades científicas excecionais;
  • Construir colaborações de longo prazo entre os NIH e os principais centros de investigação e instituições de ensino superior em Portugal;
  • Promover e garantir a seleção dos melhores candidatos portugueses, para receberem orientação científica de excelência nos NIH.
  • Contribuir para assegurar apoio aos bolseiros da FCT no regresso a Portugal após completarem a sua formação nos NIH, de modo a prosseguirem carreiras de investigação independentes e manterem uma colaboração científica de longo prazo com os seus mentores dos NIH.

O Programa oferece bolsas de investigação por um período máximo de 3 anos, com uma possível renovação por um 2º triénio, desde que com trabalho a ser realizado num centro de investigação nacional.

A fase prévia à chamada de manifestação de interesse no programa envolve a identificação de um potencial orientador/mentor entre os Principal Investigators que integram o NIH Intramural Research Program.

LINKS RELACIONADOS

CONTACTOS

Para quaisquer esclarecimentos adicionais, contactar a FCT através do e-mail bolsas_NIH_FCT@fct.pt.