Skip nav

Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos National Institures of Health (NIH) 2015

DOCUMENTOS

DATAS IMPORTANTES:

  • Fase Prévia: 9 abril a 31 maio 2015
  • Chamada de Manifestação de Interesse: 1 junho a 15 julho 2015

OBJETIVOS E ENQUADRAMENTO

A FCT lança uma chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH, com o objetivo de proporcionar a doutorados portugueses, com currículos de elevado mérito científico, a oportunidade de realizar projetos de investigação num dos laboratórios do NIH Intramural Research Program.

A chamada de Manifestação de Interesse segue-se à fase prévia durante a qual os doutorados interessados identificam e asseguraram a aceitação de supervisão/tutoria por parte de um PI (Principal Investigator) dos NIH.

FINANCIAMENTO

A FCT financiará até um máximo de 4 bolsas de investigação, por um período máximo de 3 anos com uma possível renovação por um 2º triénio, desde que com trabalho a ser realizado num centro de investigação nacional. Os componentes apoiados estão especificados no Aviso de Abertura da Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH.

DESTINATÁRIOS E ELEGIBILIDADE

Os critérios de elegibilidade incluem os seguintes requisitos

  • Sejam cidadãos portugueses, que tenham concluído o grau de doutor há menos de 3 anos e com residência permanente em Portugal nos últimos 2 anos, à data de encerramento do período de candidatura;
  • Sejam autores/coautores de artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem por pares cuja soma dos fatores de impato, do respetivo ano de publicação, seja igual ou superior a 10,000 (sem arrendondamento);
  • Não tenham beneficiado de bolsa financiada diretamente pelos NIH nem desenvolvido investigação em centros ou laboratórios pertencentes aos NIH;
  • Apresentem a declaração que atesta a confirmação de aceitação por parte de um supervisor/tutor/mentor que seja investigador principal do NIH, inserido no NIH Intramural Research Programme.

COMO CONCORRER

Fase Prévia
A fase prévia à chamada de manifestação de interesse decorre de 9 de abril a 31 de maio de 2015.

Neste período os candidatos deverão contactar os PI dos National Institutes of Health (NIH), cujos laboratórios estejam inseridos no NIH Intramural Research program, e apenas estes.

Deverão ser anexados ou tidos em conta os seguintes documentos:

Nesta fase, o candidato deverá iniciar a preparação dos restantes documentos necessários à sua candidatura.

Para informações detalhadas consultar o documento sobre a Fase prévia à Chamada de Manifestação de Interesse

Manifestação de Interesse
Os candidatos devem utilizar o Formulário de Candidatura. específico. Todos os documentos da candidatura devem ser submetidos em formato pdf e em língua inglesa de forma electrónica, através do email bolsas_NIH_FCT@fct.pt.

O período de submissão de manifestação de interesse decorre de 1 de junho a 15 de julho 2015 (17h00, hora de Lisboa).

Para informações detalhadas, incluindo a descrição dos documentos necessários à submissão da candidatura, deve-se consultar o Aviso de Abertura à Chamada de Manifestação de Interesse e o Guião de Avaliação de Bolsas de Investigação nos National Institutes of Health.

AVALIAÇÃO

As candidaturas recebidas e consideradas elegíveis serão submetidas a um Painel de Avaliação de representantes da comunidade científica nacional. Aos NIH a caberá a decisão final dos candidatos a selecionar para atribuição das bolsas, a partir de uma lista seriada remetida pela FCT.

As candidaturas serão pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo), com base no mérito científico do candidato, medido pela sua produtividade científica, pela natureza inovadora e criativa do trabalho desenvolvido e pela adequação do perfil do candidato ao projeto a ser desenvolvido no centro NIH.

CONTACTOS

Para quaisquer esclarecimentos adicionais, deve contactar a FCT através do e-mail bolsas_NIH_FCT@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Aviso de Abertura da Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH.