Skip nav

Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos National Institutes of Health – 3ª Edição 2016

DOCUMENTOS:

DATAS IMPORTANTES:

  • Fase Prévia: 5 de abril a 15 de junho de 2016
  • Chamada de manifestação de interesse: 16 de Junho a 15 de Julho de 2016

OBJETIVOS E ENQUADRAMENTO

A FCT e os National Institutes of Health (NIH) celebraram um Memorando de Entendimento em dezembro de 2013, com vista à concessão de bolsas de investigação anuais a doutorados portugueses, para realização de projetos de investigação nos centros e laboratórios que compõem a rede do programa de receção de bolseiros estrangeiros intitulado NIH INTRAMURAL RESEARCH PROGRAM.

A Chamada de Manifestação de Interesse segue-se à fase prévia durante a qual os doutorados interessados identificaram e asseguraram a aceitação de supervisão/tutoria por parte de um PI (Principal Investigator) dos NIH.

FINANCIAMENTO

A FCT financiará até um máximo de 4 bolsas de investigação, por um período máximo de 3 anos com uma possível renovação por um 2º triénio, desde que com trabalho a ser realizado num centro de investigação nacional. Os componentes apoiados estão especificados no Aviso de Abertura da Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH.

DESTINATÁRIOS E ELEGIBILIDADE

Os critérios de elegibilidade obedecem aos seguintes requisitos:

  • cidadãos portugueses, com residência habitual e permanente em Portugal nos últimos 2 anos à data de encerramento do período de chamada de manifestação de interesse (15 de Julho de 2016);
  • tenham concluído o grau de doutor há menos de 3 anos à data de encerramento do período de chamada de manifestação de interesse (15 de Julho de 2016);
  • autores/coautores de artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem por pares, cuja soma dos fatores de impacto, do respetivo ano de publicação, seja igual ou superior a 10,000 (sem arredondamentos);
  • todos os candidatos que nunca tenham beneficiado de bolsa financiada diretamente pelos NIH nem desenvolvido investigação em centros ou laboratórios pertencentes aos NIH;
  • todos os candidatos que não tenham beneficiado de bolsa financiada, para o mesmo fim (nomeadamente bolsa de pós-doutoramento) directamente financiada pela FCT;
  • todos os candidatos que apresentem a declaração que atesta a confirmação da aceitação por parte de um supervisor/tutor/mentor que seja Principal Investigator dos NIH e que integra obrigatoriamente a rede do programa NIH INTRAMURAL RESEARCH PROGRAM.

COMO CONCORRER

Fase Prévia
A fase prévia à chamada de manifestação de interesse decorreu de 5 de Abril a 15 de Junho de 2016.

Neste período os candidatos contactaram os PI dos National Institutes of Health (NIH), cujos laboratórios estão inseridos no NIH Intramural Research Program.

Documentos anexados ou tidos em conta para esta fase:

O candidato teve que iniciar nesta fase a preparação dos restantes documentos necessários à sua candidatura.

Para informações detalhadas consultar o documento sobre a Fase prévia à Chamada de Manifestação de Interesse

Chamada de Manifestação de Interesse
Os candidatos devem utilizar o Formulário de Candidatura específico. Todos os documentos da candidatura devem ser submetidos em formato pdf e em língua inglesa de forma electrónica, através do email bolsas_NIH_FCT@fct.pt.

O período de submissão de manifestação de interesse decorre de 16 de junho a 15 de julho de 2016 (17h00, hora de Lisboa).

Para informações detalhadas, incluindo a descrição dos documentos necessários à submissão da candidatura, deve-se consultar o Aviso de Abertura à Chamada de Manifestação de Interesse e o Guião de Avaliação de Bolsas de Investigação nos National Institutes of Health.

AVALIAÇÃO

As candidaturas recebidas e consideradas elegíveis serão submetidas a um Painel de Avaliação de representantes da comunidade científica nacional. Aos NIH caberá a decisão final dos candidatos a selecionar para atribuição das bolsas, a partir de uma lista seriada remetida pela FCT .

As candidaturas serão pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo), com base no mérito científico do candidato, medido pela sua produtividade científica, pela natureza inovadora e criativa do trabalho desenvolvido e pela adequação do perfil do candidato ao projeto a ser desenvolvido no centro NIH.

CONTACTOS

Sem prejuízo da informação constante nas FAQ's, para quaisquer dúvidas, questões ou esclarecimentos adicionais, contactar a FCT através do e-mail bolsas_NIH_FCT@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no documento de Aviso de Abertura de Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH.