Skip nav

Instituições de I&D

Em destaque

Informamos que o prazo de lacragem das candidaturas de projetos estratégicos 2013-2014 foi alargado até às 17h00 de Lisboa do dia 22 de maio de 2013.

Financiamento de Projetos Estratégicos promovidos por Unidades de I&D e Laboratórios Associados 2013-2014

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia efetua o financiamento de Projetos Estratégicos promovidos por Unidades de I&D e Laboratórios Associados ao abrigo do Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – 2010 (Alterado em 2011).

Informações sobre o financiamento para os anos de 2013 e 2014:

  • Unidades de I&D com classificação “Excelente” e Laboratórios Associados, ambos com Instituição de Gestão nas Regiões do Objetivo Convergência (Norte, Centro e Alentejo), são convidados a submeter uma candidatura para financiamento do projeto estratégico 2013-2014, o qual será cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POFC - Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) do QREN.
Convite Público
Submissão de candidatura
Guião de Submissão
  • O período de candidatura decorre entre 3 de maio e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 17 de maio de 2013.
  • Restantes Unidades de I&D com classificação “Excelente” e Laboratórios Associados terão de submeter uma proposta, através do preenchimento de um formulário, para financiamento do projeto estratégico 2013-2014 através de verbas do Orçamento de Estado.
Submissão de proposta
Guião de Submissão
  • O período de candidatura decorre entre 3 de maio e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 17 de maio de 2013.
  • As Unidades de I&D do SCTN com classificação de "Muito Bom" e "Bom" podem ver os seus projetos estratégicos reprogramados por mais ano, até 31/12/2013.
    O POFC-COMPETE manifestou disponibilidade para, no final de 2013, proceder a nova prorrogação até 31/12/2014, dos projetos estratégicos das Unidades classificadas com "Muito Bom". Igual procedimento será aplicado às unidades de I&D classificadas com "Muito Bom" e "Bom" financiadas exclusivamente por OE.

O concurso para avaliação das unidades será lançado em junho, prevendo-se que a aprovação do financiamento decorrente da avaliação incida sobre o período 2015-2020.

Em projetos elegíveis para cofinanciamento FEDER no âmbito do COMPETE aplicam-se ainda os seguintes regulamentos:
Regulamento Específico do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional
Regulamento Geral FEDER e Fundo de Coesão

Informações úteis

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura e submissão de proposta podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: projectosestrategicos@fct.pt.
Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico webmaster@fct.pt.