Skip nav

Curriculum DeGóis

Plataforma DeGóis

A FCT apoia o desenvolvimento da plataforma DeGóis que oferece funcionalidades mais avançadas que as actualmente disponíveis no FCTSIG para o registo de currículos e está a integrar a sua utilização na recolha de dados de diferentes programas.

A FCT planeia estender a utilização da plataforma de currículos DeGois. A adopção desta plataforma para efeito de candidatura é neste momento algo a considerar e a seguir resumem-se as vantagens e inconvenientes de cada uma das opções:

  • O sistema de currículos do FCTSIG foi concebido e evoluiu exclusivamente de acordo com as necessidades de submissão de dados aos Concursos de Bolsas e Projectos da FCT. Não foi concebido para ser utilizado para outros fins.
  • O sistema DeGois foi concebido de raiz para ter um máximo de flexibilidade de utilização para fins distintos que incluem tanto a publicação de currículos por parte das entidades do sistema científico e tecnológico, pela FCT ou a título individual.
  • O grau de detalhe de um currículo DeGois é consideravelmente maior do que um do currículo FCTSIG.
  • A introdução de um currículo DeGois é consideravelmente mais trabalhosa do que a de um currículo FCTSIG.
  • Nitidamente a adopção de um currículo DeGois é algo que faz parte da estratégia de gestão da carreira de um investigador a longo prazo enquanto que um currículo FCTSIG pode ser uma opção relativamente rápida de fornecer um currículo à FCT (note-se que, dependendo do concurso, a FCT pode permitir a submissão de um currículo em formato PDF; isto é típico no que diz respeito a orientadores de candidatos a Bolsas).