Skip nav

Agenda Digital para a Europa

Em destaque

CEF Telecom Call for Proposals 2015 (1.ª e 2.ª) - Candidaturas já abertas!

A Comissão Europeia lançou um conjunto de duas Calls for Proposals no âmbito do Programa de Trabalho 2015 do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Telecom), destinado a apoiar o financiamento de infraestruturas de serviços digitais:

  • 1.a Call for Proposals (CEF-TC-2015-1), com um envelope financeiro de 38,7 milhões de Euros, nas áreas de eDelivery, eInvoicing, Public Open Data, Safer Internet for children e Europeana;
  • 2.a Call for Proposals (CEF-TC-2015-2), com um envelope financeiro de 16,9 milhões de Euros, nas áreas de eProcurement, eHealth, eIdentification e Online Dispute Resolution.

Informação adicional pode ser consultada aqui.

ICT 2015 Innovate | Connect | Transform

Lisboa recebe, de 20 a 22 de outubro, o maior evento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Europa. A ICT 2015 - Innovate, Connect, Transform, é uma iniciativa da Comissão Europeia, este ano promovida em conjunto com a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT).

Mais informação aqui.

A Agenda Digital para a Europa é uma das iniciativas emblemáticas da Estratégia Europeia UE 2020, que visa prosseguir as políticas europeias para a Sociedade da Informação na sequência da iniciativa i2010 – Uma Sociedade da Informação Europeia para o Crescimento e o Emprego (2005-2010). O objetivo geral é extrair benefícios económicos e sociais sustentáveis de um mercado único digital, com base na Internet rápida e ultrarrápida e em aplicações interoperáveis.

Na sequência da Revisão da Agenda Digital para a Europa, publicada em 18 de dezembro de 2012, foram adotadas pela Comissão Europeia sete prioridades para a economia e sociedade digitais:

  1. Criação de um novo quadro regulamentar estável para a banda larga
  2. Criação de novas infraestruturas públicas de serviços digitais através do mecanismo Interligar a Europa (CEF)
  3. Lançamento de uma grande coligação para as qualificações e o emprego no setor digital
  4. Proposta de uma estratégia e uma diretiva da UE para a cibersegurança
  5. Atualização do quadro jurídico dos direitos de autor da UE
  6. Acelerar a adoção da computação em nuvem com base no poder de compra do setor público
  7. Lançamento de uma nova estratégia industrial para a eletrónica

Em 2010, a Comissão Europeia lançou a Iniciativa Going Local Portugal da Agenda Digital para a Europa para sensibilizar os diversos stakeholders e angariar apoio para as ações da Agenda digital para a Europa, através de visitas de uma delegação da Comissão aos Estados Membros.

Mecanismo Interligar a Europa (CEF- Connecting Europe Facility)

O Mecanismo Interligar a Europa (CEF- Connecting Europe Facility) tem como objetivo apoiar o financiamento de redes transeuropeias em três setores: transportes, energia e telecomunicações/TIC (Regulamento da União Europeia (U.E.) n.º1316/2013, de 11 dezembro de 2013) para o período de 2014-2020.

No sector das telecomunicações/TIC/Sociedade da Informação (Regulamento da União Europeia (U.E) n.º 283/2014, de 11 março 2014), este mecanismo de financiamento destina-se a apoiar o desenvolvimento de redes de banda larga (redes físicas) e infraestruturas de serviço digitais (redes baseadas em serviços digitais) de interesse público pan-europeias em áreas pré-identificadas.

Os principais objetivos setoriais são:

  • Contribuir para o crescimento económico e o apoio à realização e bom funcionamento do mercado interno único digital, melhorando a competitividade da economia europeia incluindo as Pequenas e Médias Empresas (PME);
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, das empresas e autoridades públicas, promovendo as redes de banda larga, a interligação e interoperabilidade aos níveis nacionais, regionais e locais, bem como o acesso e a inclusão digital, de forma a alcançar os objetivos da Agenda Digital para a Europa.

Tornar-se um Futurizen e participar nas políticas do Futuro

Na sequência da workshop "Ground-breaking policies for future societies", realizado em junho, em Dublin, onde os participantes fizeram um brainstorming sobre a Sociedade Digital em 2050, convidam-se agora todos os interessados a tornarem-se Futurizens – membros da comunidade Futurium.

Futurium é uma plataforma online da Comissão Europeia, para envolver os cidadãos nas políticas do Futuro. Através da recolha dos contributos, ideias e inspirações de cada um, sobre os cenários desejáveis em diversas áreas da vida dos cidadãos, procuram-se soluções que usem tecnologias, em particular as digitais.

Efetuando o registo na plataforma, os Futurizens poderão:

  • criar um perfil próprio, a partir do qual poderão prestar todos os contributos
  • co-criar, aperfeiçoar e partilhar conteúdos de uma forma colaborativa
  • participar em eventos com outros futurizens, para fazer brainstorming sobre as ideias políticas do futuro
  • votar, comentar e beneficiar de todos os outros recursos disponíveis na plataforma, como blogs
  • divulgar e ajudar a melhorar a plataforma através de comentários.

Assembleia da Agenda Digital para a Europa 2013 – resultados e participação disponíveis

Realizada entre 19 e 20 de Junho de 2013, em Dublin, a Assembleia teve como objetivo percorrer os temas da Agenda Digital para a Europa (revista), avaliar o progresso e os desafios na implementação das ações entretanto redefinidas e procurar formas de melhorar a sua execução, no contexto daquela revisão.

Previamente à Assembleia, decorreram debates através de uma Plataforma de participação online. Existem 7 grupos na Plataforma de participação, um para cada Workshop da DAA 2013:

Foi também possível participar via Twitter, usando #da13 para questões gerais ou as tags específicas de cada Workshop. Estas duas formas de participação remota continuam disponíveis e podem ser acompanhadas juntamente com outros resultados da Assembleia da Agenda Digital para a Europa.

Iniciativa Going Local Portugal

3ª edição Going Local Portugal

Workshop sobre Competências Digital e Empregabilidade
Workshop sobre Computação em Nuvem

No âmbito desta iniciativa emblemática da Estratégia EUROPA 2020 , realizou-se na manhã do dia 16 de janeiro de 2013 uma workshop sobre Competências Digitais e Empregabilidade, e na tarde uma workshop sobre Computação em Nuvem.

Coorganizados pela Comissão Europeia e pela FCT, os eventos decorreram na Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Ainda inserida nesta Iniciativa, realizou-se no dia 17 de janeiro de 2013 a apresentação da Agenda Portugal Digital e do progresso e revisão da Agenda Digital para a Europa, nas instalações do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação – IAPMEI.

Workshop Competências Digitais e Empregabilidade

O objetivo da workshop sobre Competências Digitais e Empregabilidade foi debater os desafios para ultrapassar o défice nacional em competências digitais por diferentes stakeholders, incluindo empresas, centros de investigação, universidades, sociedade civil e administração pública. Pretendeu-se assim motivar uma melhor utilização e retirar um maior benefício das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o crescimento e o emprego, problemática que se faz sentir não só a nível nacional, mas aos níveis europeu e internacional igualmente.

Para este efeito, a Comissão Europeia lançou uma plataforma on-line interativa para fomentar o debate sobre esta temática abordando, nomeadamente, os seguintes temas:

  • Quais são as necessidades de especialização TIC a nível nacional, nomeadamente as necessidades das empresas?
  • Quais são as competências TIC necessárias para o empreendedorismo, nomeadamente o empreendedorismo web?
  • Quais são as necessidades em termos de Competências Digitais do mercado laboral?
  • Quais são os desafios que se colocam a uma carreira na área das TIC, especialmente para as mulheres?

Os contributos recolhidos através desta plataforma aberta à discussão serviram para alimentar o debate no dia 16 de janeiro de 2013. Mais informações e apresentações da workshop disponíveis no Programa.

Workshop Computação em Nuvem

O objetivo da workshop Computação em Nuvem foi discutir as necessidades, barreiras, oportunidades e desafios da utilização de sistemas e oferta de serviços através da Computação em Nuvem, em diversos setores da economia, em particular na Administração Pública e nas PME, bem como na promoção da Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação neste domínio, no seguimento da Comunicação da Comissão Europeia “Explorar plenamente o potencial da computação em nuvem na Europa”, adotada em 27 de setembro de 2012.

Este evento, com participação por convite, reuniu vários stakeholders incluindo empresas, centros de investigação, universidades e administração pública. Mais informações e apresentações da workshop disponíveis no Programa.

2ª edição Going Local Portugal

A 2ª edição do Going Local Portugal realizou-se entre 12-14 de dezembro de 2011 e contou com a organização de várias ações no Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa com o objetivo de promover o debate com stakeholders em temas-chaves como a inovação e investigação, serviços de governo eletrónico, desenvolvimento de competências TIC em Portugal, na Europa e no mundo.