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Fórum para a Sociedade da Informação

O Fórum para a Sociedade da Informação é um órgão de consulta e concertação alargada para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação, reunindo os principais atores sociais, públicos e privados, e aberto, de forma interativa, à sociedade em geral. Entende-se que o desenvolvimento do País, neste como noutros domínios, requer plataformas alargadas de participação que promovam o trabalho em rede e a construção partilhada de objetivos comuns.

A criação do Fórum para a Sociedade da Informação foi prevista no Programa Ligar Portugal, aprovado no final de Julho de 2005, retomando uma prática de consulta e concertação alargada no âmbito das políticas para a sociedade da informação seguida no período de 1997 a 2001.

Coorganizada pela UMIC, a primeira edição do Fórum para a Sociedade da Informação decorreu no dia 10 de Março de 2006, em Aveiro. Desde então, têm sido realizadas novas edições do Fórum para a Sociedade da Informação dedicadas a temas específicos, com o objetivo de responder à crescente complexidade e especificidade de interesses das temáticas da Sociedade da Informação, tais como a Internet do Futuro (2010), a Economia Digital (2010), a Acessibilidade Web (2011 e 2015) e a Governação da Internet (2010, 2012, 2014, 2015, 2016: Workshop “Privacidade na Internet | Direitos e Responsabilidades, que Futuro?”, Workshop “Governação da Internet para um Crescimento Inclusivo” e Sessão Final, e 2017, tendo neste ano assumido a denominação de “Iniciativa Portuguesa sobre a Governação da Internet”).