Skip nav

EuroDIG

O EuroDIG - Iniciativa Europeia do Fórum de Governação da Internet - surgiu como um movimento regional e europeu do Internet Governance Forum (IGF), abrangendo um número crescente de países e tendo como parceiros institucionais o Conselho da Europa, o Swiss Federal Office of Telecommunications (OFCOM), a Internet Society, a Comissão Europeia, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), o Réseaux IP Européens Network Coordination Centre (RIPE NCC), a European Broadcasting Union (EBU), a European Regional At-Large Organization (EURALO) e a European Telecommunications Network Operators' Association (ETNO).

O objetivo principal do EuroDIG é o de proporcionar um debate, a nível europeu, através de um processo inclusivo, aberto e transparente de reunião de partes interessadas, que ajude a formar perspetivas pan-europeias sobre políticas relacionadas com a Internet. Estas são depois comunicadas ao IGF global anual e desempenham um papel muito importante ao influenciar as políticas nesta área, nos vários países europeus.

A primeira edição do EuroDIG realizou-se em Estrasburgo (2008) e reúne-se anualmente desde então: Genebra (2009), Madrid (2010), Belgrado (2011), Estocolmo (2012), Lisboa (2013), Berlim (2014), Sofia (2015), Bruxelas (2016) e Tallinn (2017). A edição de 2018 decorrerá em Tbilisi, na Geórgia.