Skip nav

Inclusão, Acessibilidade e Literacia Digitais

A promoção da inclusão, da qualificação, da literacia e da acessibilidade digitais, bem como da navegação segura da Internet, são atribuições do Departamento da Sociedade de Informação. Estas atribuições concretizam-se no desenvolvimento de ações para que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) façam parte do dia-a-dia dos cidadãos, nomeadamente através de formação para aquisição de competências digitais e conhecimentos que permitam o acesso e a utilização informada e segura das TIC.

Neste campo, a atuação da FCT desenvolve-se em diversas áreas:

  • Inclusão e Literacia Digitais
    Tem como referência a Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais (ENILD), documento orientador que propõe um conjunto de ações promotoras da inclusão digital e do desenvolvimento de competências digitais.
  • Acessibilidade - Unidade Acesso
    Através da Unidade Acesso, promove a acessibilidade digital, que se traduz na adaptação de conteúdos digitais segundo diretrizes e padrões mundialmente aceites, podendo ser aliada a tecnologias de apoio existentes, para que todos os cidadãos possam ter acesso e compreendam os conteúdos digitais, permitindo assim a inclusão daqueles que possuem alguma incapacidade que, à partida, não lhes permita aquele acesso e compreensão.
  • Rede TIC e Sociedade
    Coordenada pela FCT, a Rede TIC e Sociedade promove a aquisição e/ou desenvolvimento de competências digitais por parte de qualquer cidadão, destacando-se a atribuição de Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI) e a instituição do Prémio Inclusão e Literacia Digital.
  • Centro Internet Segura - Navegação Segura na Internet
    A navegação segura da Internet permite que os cidadãos possam utilizar todo o potencial da Internet, sem que sejam lesadas por isso. Através do Centro Internet Segura, coordenado pela FCT, promovem-se ações de sensibilização e de capacitação dos cidadãos para a utilização positiva das TIC e a utilização mais segura da Internet.
  • Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais (ENILD)
    A FCT, em conjunto com diversas entidades (stakeholders) que promovem a inclusão e literacia digitais, elaborou o documento orientador para uma “Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais” (ENILD). A ENILD tem como objetivo central o desenvolvimento de competências digitais por todos os cidadãos, dando prioridade à população que nunca utilizou a Internet e às pessoas vulneráveis.