Skip nav

Rede TIC e Sociedade

A Rede TIC e Sociedade, coordenada pela FCT, tem como missão promover a Inclusão e Literacia Digitais da população portuguesa, em especial dos grupos mais vulneráveis à info-exclusão, e assim contribuir para a capacitação individual e para uma sociedade mais compreensiva e inclusiva.

As suas iniciativas procuram facilitar a qualquer cidadão, independentemente da idade e condição económico-social, a aquisição ou desenvolvimento de competências digitais (e-skills) para o exercício do seu direito de cidadania de forma consciente. Deste modo, ao aproximar gerações, está a contribui para reduzir o digital divide em geral e o gap digital intergeracional.

Neste âmbito, a equipa que intervém na Sociedade compromete-se ao:

  • Desenvolvimento de projetos de Inclusão e de Literacia Digitais, através de parcerias nacionais e internacionais;
  • Apoio à implementação de ideias inovadoras provenientes de qualquer tipo de entidade (pública ou privada, coletiva ou singular), mas sobretudo da sociedade civil (lógica bottom-up); Constituição de grupos de trabalho e de reflexão temáticos pertinentes;
  • Estímulo à inclusão digital dos cidadãos, através do reconhecimento e da certificação de competências digitais com o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação – DCBTI, cuja coordenação compete à FCT.

A FCT, desde 2014 e enquanto mecenas da Rede TIC e Sociedade, institui ainda o Prémio Inclusão e Literacia Digital, que tem como objetivo distinguir projetos altamente meritórios nas áreas da inclusão e literacia digitais, e que se apresentem como modelos de boas práticas.