Skip nav

Centro Internet Segura - Navegação Segura na Internet

O Centro Internet Segura é coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e resulta do trabalho realizado pelo consórcio formado pela FCT, pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pela Fundação PT e pela Microsoft Portugal.

A atuar em Portugal desde 2007, o Centro Internet Segura tem como missão esclarecer as crianças, os jovens e os cidadãos em geral sobre o uso responsável e seguro das tecnologias em linha, apoiando-os na tomada de decisões informadas.

Contribuindo proativamente para o combate às condutas e aos conteúdos online maliciosos ou ilegais, providencia mecanismos para aconselhar e minimizar os potenciais riscos que podem advir do uso das tecnologias da informação e da comunicação.

O Centro Internet Segura tem como objetivos estratégicos:

  • o combate a conteúdos ilegais online;
  • a minimização dos efeitos de conteúdos online ilegais e lesivos para os cidadãos;
  • a promoção de uma utilização segura da Internet e a consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet.

Conta ainda com um canal de sensibilização para a população escolar (Seguranet) e outro para a população em geral (Internet Segura), e com duas linhas de contacto - a Linha Alerta para a denúncia de conteúdos ilegais e a Linha Internet Segura para apoio e esclarecimento de dúvidas sobre a utilização segura das tecnologias de informação e comunicação.

Pode visitar o Centro Internet Segura também no Facebook.

O Centro Internet Segura faz parte das redes INSAFE e INHOPE presentes em todos os países da União Europeia e que visam uma ação concertada e coordenada a nível Europeu contra os conteúdos nocivos e maliciosos, formando os cidadãos para uma utilização crítica da Internet.