Skip nav

Gabinete de Estudos e Estratégia (GE&E)

Contribuição para a Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente

A União da Inovação e a nova Política Europeia de Coesão, no quadro da preparação do próximo período de programação financeira 2014-2020, exigem dos Estados-Membros um planeamento estratégico e programático a múltiplos níveis. Neste planeamento inclui-se a formulação de uma Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, condição prévia para a utilização dos Fundos Estruturais, e função central na programação para a componente do Crescimento Inteligente.

Dado o seu lugar privilegiado no meio científico e de inovação nacional, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está empenhada em contribuir para uma ampla discussão e para apoiar a coordenação entre os atores fundamentais quer do sector público, como as universidades e institutos de investigação e administrações nacionais e regionais, quer do sector privado, com vista à identificação dos temas e objetivos estratégicos a alcançar por Portugal em 2020.

Neste sentido, a FCT formou, em 2012, um grupo de trabalho incluindo representantes da Secretaria de Estado da Ciência, com o objetivo de dinamizar atividades de apoio à construção de uma estratégia nacional coordenada, de base regional.

A FCT criou também um grupo de trabalho interdepartamental, que em maio de 2013 completou a elaboração do diagnóstico ao sistema nacional de investigação e inovação, incluindo uma análise SWOT. Este relatório serviu de base para a análise prospetiva e a organização de workshops temáticos - Jornadas de Reflexão Estratégica - com vista a promover um debate alargado com a comunidade científica e outros atores do sistema nacional de investigação e inovação.

Mais sobre a Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.

Links úteis: