Saltar navegação

Notícias

03-07-2017

FCT: 20 Anos a Apoiar a Ciência e a Tecnologia em Portugal

Em 2017, comemoram-se os 20 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e os 50 anos da criação da sua antecessora, a JNICT. As celebrações terão início com o encontro Ciência 2017 – o principal encontro da comunidade científica em Portugal, que se realiza de 3 a 5 de julho no Centro de Congressos de Lisboa –, e decorrerão até o Ciência 2018.

 Ao longo deste ano, serão realizados uma série de eventos, iniciativas e materiais. Neste primeiro momento, a FCT divulga alguns materiais preparados para a ocasião:

 Logo Comemorativo dos 20 anos da FCT e novo logo da FCT: Desenvolvido pelo designer Pedro Gonçalves. É uma adaptação do logótipo da FCT, na qual se pretendeu manter a fonte e a cor utilizadas. O logo é para utilização exclusiva pela FCT, e será utilizado em todo o material produzido para utilização durante este ano em eventos, concursos e outros. Em paralelo, começará a ser implementado o novo logo da FCT, desenvolvido segundo os mesmos princípios, mas que trará duas vantagens sobre o atual:

1 – maior legibilidade e adaptação ao meio digital: o nome da FCT está escrito num corpo maior do que o utilizado anteriormente, facilitando a leitura quando utilizado em formatos pequenos. A versão vertical, quadrada, permite também uma utilização mais versátil do logo. Por outro lado, o FCT ganha maior peso, fortalecendo a marca FCT.

2 – maior estabilidade: o novo logo segue a lógica do domínio do site da FCT, no qual é identificada apenas a Fundação e não a sua tutela. Assim, o novo logo poderá ser utilizado durante mais tempo, sem que haja necessidade de ser alterado caso o nome do organismo que o tutela seja alterado.

 O novo logo será disponibilizado em breve à comunidade científica, e haverá um período de transição de um ano, durante o qual poderão ser utilizados o logo antigo ou o novo. A adaptação dos materiais ao novo logo será gradual, para que não haja desperdício de materiais já produzidos.

Memória da Ciência: O Arquivo de Ciência e Tecnologia está a desenvolver uma iniciativa para recolher e preservar a memória da Ciência em Portugal, bem como a da FCT e da JNICT. Se tiver materiais, depoimentos, imagens ou qualquer outro registo desse período, entre em contacto com o Arquivo. Ajude-nos a preservar a memória da Ciência em Portugal!

Túnel do Tempo: será que ainda se lembra das anteriores versões do site da FCT? O Arquivo Web lembra-se, e bem! Por isso, foi desenvolvido o projeto Túnel do Tempo, que permite viajar aos antigos sites da Fundação e relembrar alguns momentos marcantes. O site está disponível em http://www.fct.pt/tuneldotempo20anos/

 Contamos consigo para fazer desta efeméride aquilo que deve ser: uma celebração de todos nós!

Logo FCT 20 anos

 

Arquivo de notícias ›