Skip nav

Política de Acesso Aberto

Tutorial

A informação disponibilzada nesta página visa definir o procedimento que os Investigadores deverão seguir quando pretenderem disponibilizar os resultados da investigação realizada com recurso a financiamento público, dando cumprimento à obrigatoriedade de disponibilização em Acesso Aberto das publicações resultantes dos projetos de I&D que a FCT financia.
Tem como finalidade divulgar a política na sua vertente prática de operacionalização junto do repositório ao qual o investigador está associado.

Depositar no Repositório e cumprir com a Política de Acesso Aberto da FCT.

  1. Escolha do Repositório
  2. Registo de Utilizador e Permissões
  3. Processo de Depósito
  4. Associação de Projeto
  5. Confirmação do Processo
  6. Relatório do Projeto Financiado
  7. Apoio

 

1. Escolha do Repositório arrow_up

O primeiro passo do Investigador é escolher o repositório institucional (RI) da Instituição à qual está afiliado para depositar as publicações. Normalmente integrados nos Serviços de Documentação (bibliotecas), o Investigador deverá contactar a pessoa responsável pelo serviço ou consultar o Diretório do portal RCAAP e contactar o RI pretendido.

printscreen


No caso de o Investigador pertencer a várias Instituições, este deverá depositar pelo menos num dos repositórios para cumprir com a política open access da FCT, mas poderá necessitar de depositar em ambos para cumprir com eventuais políticas institucionais.

Nota: o processo apresentado de seguida pode variar de repositório para repositório, dependendo das funcionalidades ativas em cada um.

 

2.Registo de Utilizador e Permissões arrow_up

Após o Investigador identificar em qual repositório irá depositar o seu trabalho, deverá aceder confirmar se está já registado como utilizador e em caso afirmativo, se possui as devidas permissões de depósito nas coleções do repositório.

  • Registo de utilizador

Para efetuar o registo de utilizador no repositório deverá aceder ao menu “Entrar” e clicar em “Área Pessoal”, normalmente situado no menu superior direito.

printscreen

Nessa página que se abre para incluir o seu endereço de correio eletrónico e respetiva palavra de acesso deverá clicar em “Utilizador novo? Clique aqui para se registar.”

printscreen

De seguida deverá indicar o seu endereço de correio eletrónico no formulário e clicar em “Registar”. Depois disso, consulte a sua conta de correio eletrónico e clique na ligação para confirmar o seu registo e indicar qual a palavra-chave de acesso ao repositório.

Após este processo está registado no repositório, mas sem permissões para depositar.

Após o registo como utilizador no repositório deverá contactar o gestor do repositório para que lhe sejam atribuídas as respetivas permissões de depósito no repositório. Após a confirmação dessa informação, poderá iniciar os depósitos no repositório.

 

3. Processo de Depósito arrow_up

Após o registo de utilizador e a atribuição das permissões, o Investigador está apto a iniciar o seu depósito. Para tal, é necessário aceder ao seu RI e iniciar sessão com os dados do registo (email e palavra-chave). Em alguns casos é utilizada a autenticação interna da instituição através de nome de utilizador e palavra-chave.

Após a autenticação, terá já um botão verde para “Iniciar novo depósito”.

printscreen

Após clicar no botão para iniciar um novo depósito deverá escolher uma das três opções de depósito:

  1. Submissão manual – carregar todos os dados manualmente;
  2. Procurar por identificador – introduzir o identificador da publicação (DOI, PubmedID) e clicar em “Procurar”.
  3. Carregar o ficheiro – selecionar um ficheiro com informação bibliográfica.
printscreen

Independentemente do processo de depósito escolhido, o processo de depósito segue os passos indicados abaixo e indica através de cores em que momento o utilizador se encontra:

printscreen

 

4. Associação de Projeto arrow_up

Depois de iniciar o processo de depósito e indicar alguns dados descritivos do trabalho poderá na segunda página associar o projeto ou projetos que suportaram financeiramente o trabalho depositado.

Para selecionar o projeto ou bolsa de investigação deve colocar pelo menos 4 caracteres para obter resultados na pesquisa. São sugeridos todos os resultados que possuam os caracteres indicados. Pode pesquisar por identificador de projeto, referência, nome e acrónimo. Como indicado no texto descritivo, estão incluídos na pesquisa os projetos de vários financiadores.
Selecione uma das opções apresentadas caso corresponda ao projeto ou bolsa pesquisada.

printscreen

Após selecionar o projeto ou bolsa, será automaticamente incluído um código associado ao financiamento. Se o trabalho depositado tiver mais financiadores ou projetos associados clique no botão “Adicionar mais” e repita o processo.

printscreen

Após a associação do projeto ao trabalho depositado deverá ainda considerar o tipo de acesso.
No caso de indicar um acesso embargado ao trabalho deverá indicar a data final do embargo para que a partir dessa data o trabalho fique publicamente disponível.

printscreen

Numa fase inicial da política são aceites situações extraordinárias de prolongamento do embargo definido no âmbito da política mas devem ser justificados no campo próprio.

Finalmente, caso tenham existido custos de processamento da publicação (também designados por APC), é obrigatória a associação de uma licença CC-BY ao trabalho depositado.

printscreen

 

5. Confirmação do Processo arrow_up

Após a disponibilização do trabalho no repositório, onde podem existir processos de revisão de metadados após o depósito pelo Investigador, o trabalho fica disponível com a informação preenchida no processo de depósito.

 

6. Relatório do Projeto Financiado arrow_up

Assim que os trabalhos estão associados aos projetos no repositório é possível, através do Portal RCAAP, ter acesso à página de projeto ondem podem confirmar a lista de publicações.
NOTA: O processo de atualização da informação é desenvolvido durante a noite, sendo que as publicações só serão integradas nas listas do Portal RCAAP no dia seguinte.

Na página inicial do Portal RCAAP, clique no menu “Projetos”, depois pesquise pelo nome, acrónimo, referência ou ID e selecione o projeto. Nessa página poderá encontrar as publicações associadas ao projeto, identificadas através dos repositórios integrados no Portal RCAAP.

Pode usar o endereço da página de projeto do Portal RCAAP para referenciar as publicações, usar o widget para integrar as publicações em websites e blogs, mas deverá usar o link do relatório de publicações para fornecer à FCT no âmbito do relatório científico.

printscreen

 

7. Apoio arrow_up

Em caso de dúvidas deverá sempre entrar em contacto com o Gestor do seu Repositório Institucional e consultar as FAQ’s relativas à implementação da política de Acesso Aberto disponíveis online.